Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61957

TítuloIntercultural mediation at the international relations office of a university
Outro(s) título(s)Mediação intercultural num gabinete de relações internacionais de uma universidade
Autor(es)Wen Jing Guo
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveIntercultural mediation
Mediator
Cultural sensitivity
Chinese students
Portugal
Mediação intercultural
Mediador
Sensibilidade cultural
Estudantes chineses
Data2019
Resumo(s)With the mutual penetration of culture among countries, many students have also developed a strong interest in studying abroad. Chinese students, who come to a Portuguese university to study and live, may face more problems than international students from other European countries, because of cultural differences between China and Europe. The existence of these differences affects all aspects of Chinese students' life and learning. Therefore, this professional practice and research aimed to help to improve the SRI's response to motivate more Chinese students to choose the Green University (simulated name) and to welcome and include them better in the daily life of the university. In that case, intercultural mediation can play a fundamental role, since it appears as one of the primary functions of the educational relationship. First, a document analysis to understand the country of origin, course attended and characteristics of international students (n= 339) at the University under study was used. Then, a semi-structured interview was applied to Chinese students (n= 12) to understand their characteristics, needs, interests and problems in order to enable them to learn and live better in Portugal. From the results, we found that cultural differences affect Chinese students studying and living in Portugal. Many of them had made some preparations before going abroad, and one part of them who had been studying abroad for many years, do not consider this situation complicated. Most of these students were able to study and live in foreign countries and after encountering problems, they were able to solve their own problems independently. However, in foreign life, their social participation was generally not very high due to language and cultural problems, they were not able to participate in social activities, and it was difficult for them to appreciate the fun of activities. This may be related to the way the Chinese people are active; they all preferred to have fun in small groups of friends and they enjoyed participating in some festivals where they were often able to show enthusiasm and interest. However, there were still many Chinese students who felt that it was very good to organize some outdoor activities in Portugal, not only because they could see beautiful scenery, but also because they could feel the history and culture of the country. This study is important to let more people to understand the characteristics of Chinese students and to create conditions for them to achieve better academic results and live better in Portugal.
Com a penetração mútua da cultura entre os países, muitos estudantes desenvolveram também um forte interesse em estudar no exterior. Os estudantes chineses que chegam a uma universidade em Portugal para estudar e viver, podem enfrentar mais problemas do que os estudantes internacionais de outros países europeus por causa das diferenças culturais entre a China e a Europa. A existência dessas diferenças afetam todos os aspectos da vida e da aprendizagem dos estudantes chineses. Assim, esta prática profissional e investigação visou ajudar a melhorar a resposta do SRI para motivar mais alunos Chineses a escolherem a Universidade Verde (nome simulado) e recebê-los e incluí-los melhor na vida diária da universidade. Nesse caso, a mediação intercultural pode desempenhar um papel fundamental, uma vez que aparece como uma das funções primordiais da relação educacional. Primeiro, foi utilizada uma análise documental para compreender o país de origem, curso frequentado e características dos estudantes internacionais (n=339) na Universidade Verde. Em seguida, foi realizada uma entrevista semiestruturada com estudantes chineses (n=12) para compreender as suas caraterísticas, necessidades, interesses e problemas para os capacitar para aprenderem e viverem melhor em Portugal. A partir dos resultados obtidos, descobrimos que as diferenças culturais afetam os estudantes chineses que estudam e moram em Portugal. Muitos deles fizeram alguns preparativos antes de vir para o exterior e uma parte deles que estudava no exterior há muitos anos, não considerava essa situação complicada. Muitos destes estudantes eram capazes de estudar e viver em países estrangeiros e, quando encontravam problemas, eram capazes resolver os seus próprios problemas de forma independente. No entanto, na vida no estrangeiro, a sua participação social geralmente não era muito alta devido a problemas linguísticos e culturais, não eram capazes de participar muito em atividades sociais, e era difícil para eles apreciarem a diversão das atividades culturais. Isso pode estar relacionado com a maneira como os chineses são ativos; todos preferiam divertir-se em pequenos grupos de amigos e gostavam de participar em alguns festivais, onde eram frequentemente capazes de mostrar entusiasmo e interesse. No entanto, ainda havia muitos estudantes chineses entrevistados que sentiam que era muito bom organizar algumas atividades ao ar livre em Portugal, não só porque podiam ver belas paisagens, mas também porque podiam sentir a história e cultura do país. Este estudo é importante porque permitir compreender as características dos estudantes chineses e criar condições para que alcancem melhores rendimentos académicos e vivam melhor em Portugal.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Education (área de especialização em Mediation and Supervision of Professional Development)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61957
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Wen Jing Guo.pdf2,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID