Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/61864

TitlePós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da Sumol
Other titlesDifferentiated post-production in advertising: color, brightness and contrast strategies: a case study of Sumol refrigerants
Author(s)Dias, Paulo Jorge Fernandes
Advisor(s)Sá, Alberto
KeywordsAudiovisual
Comunicação
Narrativa
Pós-produção
Publicidade
Advertising
Communication
Narrative
Post-production
Issue date2019
Abstract(s)O presente trabalho reporta-se a um estudo no âmbito do estágio curricular referente ao Mestrado em Ciências da Comunicação, Área de Especialização em Audiovisual e Multimédia, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. O estágio decorreu na empresa produtora de conteúdos audiovisuais Panorâmica 35, e foi no decorrer desse contexto prático, e das atividades aí desenvolvidas diariamente, que surgiu a curiosidade e a vontade em analisar o potencial estético da comunicação audiovisual, como também as estratégias e critérios visuais na comunicação. É sabido que a comunicação se processa a vários níveis e um dos mais importantes é a vertente visual. Na publicidade, a divulgação das atividades, serviços ou produtos de uma empresa é por norma orientada a um público-alvo. Foi com base nesse enquadramento que se realizou este estudo de caso assente na análise de dois filmes publicitários da marca “Sumol”, exibidos em dois países culturalmente diferentes, como é o caso de Portugal e Angola. Pretende-se, com isso, orientar a análise não só para a questão da segmentação geográfica dos públicos por países (diferentes contextos sociais, culturais, religiosos, políticos, etc.), mas também para o potencial estético do produto audiovisual (dimensões técnicas de cor, brilho, contraste, cor, etc.). O estudo remete igualmente para a compreensão dos critérios que nortearam as estratégias dos criativos, das produtoras e dos realizadores na definição dos elementos estéticos de um filme publicitário por forma a “adequá-lo” a determinados mercados, no caso concreto, de um contexto europeu (Portugal) e africano (Angola).
This report refers to a research study within the scope of the curricular traineeship related to the Master in Communication Sciences, Area of Specialization in Audiovisual and Multimedia, of the Institute of Social Sciences of the University of Minho. The stage took place in the audiovisual production company Panorâmica 35, and it was during this practical context, and the activities developed there daily, that the need and desire to investigate the aesthetic potential of audiovisual communication, as well as the strategies and criteria visual communication. It is known that communication takes place on several levels and one of the most important is visual communication. In advertising, the disclosure of a company's activities, services, or products is usually targeted to a target audience. Based on this theme, this case study was based on the analysis of two "Sumol" brand advertising films, which are shown in two culturally different countries, such as Portugal and Angola. A comparative analysis was carried out on the visual objectives and strategies used in the post-production phase of advertising films (taking into account color, brightness, contrast and sound criteria) that were formalized in the production of two commercial advertisements of the same products, although for different markets.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61864
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DCC - Dissertações de mestrado

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