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https://hdl.handle.net/1822/61864
Título: | Pós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da Sumol |
Outro(s) título(s): | Differentiated post-production in advertising: color, brightness and contrast strategies: a case study of Sumol refrigerants |
Autor(es): | Dias, Paulo Jorge Fernandes |
Orientador(es): | Sá, Alberto |
Palavras-chave: | Audiovisual Comunicação Narrativa Pós-produção Publicidade Advertising Communication Narrative Post-production |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente trabalho reporta-se a um estudo no âmbito do estágio curricular referente ao Mestrado
em Ciências da Comunicação, Área de Especialização em Audiovisual e Multimédia, do Instituto de
Ciências Sociais da Universidade do Minho. O estágio decorreu na empresa produtora de conteúdos
audiovisuais Panorâmica 35, e foi no decorrer desse contexto prático, e das atividades aí desenvolvidas
diariamente, que surgiu a curiosidade e a vontade em analisar o potencial estético da comunicação
audiovisual, como também as estratégias e critérios visuais na comunicação.
É sabido que a comunicação se processa a vários níveis e um dos mais importantes é a vertente
visual. Na publicidade, a divulgação das atividades, serviços ou produtos de uma empresa é por norma
orientada a um público-alvo.
Foi com base nesse enquadramento que se realizou este estudo de caso assente na análise de
dois filmes publicitários da marca “Sumol”, exibidos em dois países culturalmente diferentes, como é o
caso de Portugal e Angola.
Pretende-se, com isso, orientar a análise não só para a questão da segmentação geográfica dos
públicos por países (diferentes contextos sociais, culturais, religiosos, políticos, etc.), mas também para
o potencial estético do produto audiovisual (dimensões técnicas de cor, brilho, contraste, cor, etc.). O
estudo remete igualmente para a compreensão dos critérios que nortearam as estratégias dos criativos,
das produtoras e dos realizadores na definição dos elementos estéticos de um filme publicitário por
forma a “adequá-lo” a determinados mercados, no caso concreto, de um contexto europeu (Portugal) e
africano (Angola). This report refers to a research study within the scope of the curricular traineeship related to the Master in Communication Sciences, Area of Specialization in Audiovisual and Multimedia, of the Institute of Social Sciences of the University of Minho. The stage took place in the audiovisual production company Panorâmica 35, and it was during this practical context, and the activities developed there daily, that the need and desire to investigate the aesthetic potential of audiovisual communication, as well as the strategies and criteria visual communication. It is known that communication takes place on several levels and one of the most important is visual communication. In advertising, the disclosure of a company's activities, services, or products is usually targeted to a target audience. Based on this theme, this case study was based on the analysis of two "Sumol" brand advertising films, which are shown in two culturally different countries, such as Portugal and Angola. A comparative analysis was carried out on the visual objectives and strategies used in the post-production phase of advertising films (taking into account color, brightness, contrast and sound criteria) that were formalized in the production of two commercial advertisements of the same products, although for different markets. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61864 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations DCC - Dissertações de mestrado |
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