Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61804
Título: | Desenvolvimento de uma metodologia para cumprimento dos requisitos de qualidade numa empresa do segmento de injeção plástica |
Autor(es): | Lira, Péricles Thiago de Lima |
Orientador(es): | Sousa, Sérgio |
Palavras-chave: | Controlo da qualidade Inspeção ILO Avaliação Auditoria Quality control Inspection Evaluation Audit |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Atualmente as grandes empresas têm adotado estratégias semelhantes de desintegração
vertical para se manter e concentrar no seu negócio principal, todavia, é necessário um
envolvimento maior de fornecedores para produzirem artigos semi-montados ou acabados. É
necessário estabelecer uma cadeia de abastecimento composta por empresas competentes,
confiáveis e que atendam os requisitos de qualidade dos seus clientes.
O controlo da qualidade é a motivação essencial para esta dissertação, onde serão
evidenciadas as atividades de desenvolvimento e implementação de um método de controlo da
qualidade chamado ILO num fornecedor de uma multinacional do PIM (polo industrial de
Manaus – Amazonas). Toda a atividade desenvolvida foi em torno dos principais pontos
negativos levantados na análise dos dados do desempenho deste fornecedor no seu cliente final.
Falhas no método de controlo da qualidade de processo e saída de artigos foram evidenciados
e posteriormente corrigidos.
A metodologia escolhida foi o estudo de caso, analisando o antes e o depois das ações
aplicadas e respectivos resultados.
Em termos gerais, foi possível concluir que o método de controlo utilizado pela empresa
alvo deste estudo era anteriormente insuficiente gerando perdas tanto para o fornecedor como
para o cliente. As atividades de implementação realizadas contribuíram para a melhoria do
desempenho e da qualidade, trazendo resultados positivos à parceria cliente-fornecedor. Nowadays, the main companies have adopted similar vertical disintegration strategies to maintain and focus on their core business, however, greater involvement of suppliers is required to produce semi-finished or finished goods. It is necessary to establish a supply chain composed of competent, reliable companies that meet the quality requirements of its customers. Quality control is the essential motivation for this dissertation, where the development and implementation of a quality control method called ILO will be evidenced in a supplier of a PIM multinational (Manaus - Amazonas industrial pole). All the activity developed was around the main negative points raised in the analysis of data of the performance of this supplier in its final client. Failures in the method quality control process and output of articles were evidenced and later corrected. The methodology chosen was the case study, analyzing the before and after of the applied actions and their results. In general terms, it was possible to conclude that the control method used by the target company of this study was previously insufficient, generating losses for both the supplier and the customer. The implemented implementation activities contributed to the improvement of performance and quality, bringing positive results to the client-supplier partnership. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61804 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Disssertacao_Pericles_Thiago_de_Lima_Lira.pdf Acesso restrito! | 2,93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |