Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61742
Título: | Acadêmico de validação de conhecimento no ensino superior brasileiro: a construção dos atos diretivos |
Outro(s) título(s): | The academic discourse of Knowledge assessment in the brazilian university: the construction of directive acts |
Autor(es): | Bittencourt, Maria Fernanda de Faria von Sydow |
Orientador(es): | Marques, Aldina |
Palavras-chave: | Discurso acadêmico Prova escrita de validação do conhecimento Par adjacente Intervenção iniciativa Intervenção reativa Parâmetros de gênero Atos ilocutórios Academic discourse Written test of knowledge validation Adjacent pair Initiative intervention Reactive intervention Gender parameters Illocutionary acts |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este trabalho aborda a importância do discurso acadêmico e do seu ensino sistematizado para
a efetiva comunicação no âmbito universitário. Para isso, tomamos como objeto central de
estudo os atos discursivos realizados nos enunciados do par ‘pergunta-resposta (P-R)’ como
par adjacente, produzidos pelo professor e pelo aluno, respectivamente, nos papéis de
participantes na interação comunicativa avaliativa da Prova escrita de validação do
conhecimento (PEVC). O objetivo principal é descrever os itens avaliativos da PEVC como
intercâmbios das interações de um subgênero discursivo institucionalizado e, portanto,
estruturalmente menos flexível quanto à sequenciação dos atos discursivos de cada
intervenção interacional. O corpus estudado consiste de itens de avaliação autênticos,
selecionados de PEVCs de disciplinas do primeiro ano de dois cursos de uma faculdade
localizada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O principal foco da análise é a organização
estrutural dos atos diretivos da intervenção iniciativa (pergunta) para a qual corresponde uma
intervenção reativa (resposta). A partir de uma perspectiva pragmática-discursiva, e
particularmente da teoria dos atos, desenvolvida por Austin e Searle, investigamos as diversas
estratégias de organização discursiva produzidas pelo professor avaliador e pelos alunos
avaliados na realização deste gênero acadêmico. Tivemos em conta a sua organização
composicional, em termos do plano de texto caracterizado por uma estrutura cumulativa de
“pergunta” e “resposta”. Pretendia-se analisar os elementos constitutivos de cada item de
avaliação de prova escrita, para apreender as estratégias de organização de cada um destes
turnos de interação de modo a completarem-se como um par adjacente ou intercâmbio. Os
resultados apontam para uma relativa estabilidade de organização discursiva e textual da
PEVC e evidencia a assimetria discursiva e a previsibilidade da estrutura composicional das
respectivas intervenções, sequenciadas em atos discursivos estrategicamente organizados para
alcançarem os êxitos esperados nas produções enunciativas. O par “pergunta-resposta”,
designação vulgar decorrente da categorização dos falantes, é parte da estruturação discursiva,
e a unidade básica do plano de texto característico deste género discursivo em análise. O par
“P-R” foi reanalisado como par adjacente, de atos ilocutórios, no quadro da teoria acional da
linguagem e, de seguida, como intervenção iniciativa e reativa de um intercâmbio, a fim de
recolocar a análise e preservar a dimensão sequencial e global da coerência discursiva. As
intervenções iniciativas organizam-se tipicamente em atos sequenciados, assertivos e
diretivos. Os atos assertivos assumem a função explicativa e enquadradora do contexto
situacional em que determinado evento ocorre, constituindo-se como atos subordinados ao ato
dominante de valor diretivo. As intervenções reativas são constituídas por sequências de atos
predominantemente assertivos de força explicativa ou argumentativa. As sequências
analisadas com características discursivas explicativas estão organizadas em função de
diferentes estratégias. Especificamente para os atos ilocutórios diretivos, com função de
instrução, que incluem o verbo diretivo ‘explique’, alguns funcionamentos linguísticodiscursivos
foram observados: as intervenções reativas ora ofereciam definição para termos,
situando seus significados em um contexto específico (Ir1.n), ora ‘explicavam’ a partir de que
eventos algo resultava, correlacionando-os em ordem cronológica (Ir4.n). This work addresses the importance of academic discourse and its systematized teaching for effective communication in the university context. For this, we take as the central object of study the discursive acts performed in the statements of the pair 'question-answer (Q-A)' as adjacent pair, produced by the teacher and the student, respectively, in the roles of participants in the communicative interaction of the Written Test of Knowledge Validation (WTKV). The main objective is to describe the evaluative items of the WTKV as interactions interchanges of an institutionalized discursive subgenre and, therefore, structurally less flexible as to the sequencing of the discursive acts of each interaction intervention. The corpus studied consists of authentic evaluation items, selected from the WTKVs of the first year of two courses at a university located in the city of Rio de Janeiro, Brazil. The main focus of the analysis is the structural organization of the directive acts of the initiative intervention (question) to which a reactive intervention (response) corresponds. From a pragmatic-discursive perspective, and particularly from the theory of acts, developed by Austin and Searle, we investigated the different strategies of discursive organization produced by the evaluating teacher and the evaluated students in the accomplishment of this academic genre. We take into account its compositional organization, in terms of the text plan characterized by a cumulative "question" and "response" structure. It was intended to analyse the constituent elements of each written test evaluation item to apprehend the organizing strategies of each of these interaction turns in order to complete each other as an adjacent pair or interchange. The results point to a relative stability of the discursive and textual organization of the WTKV and it shows the discursive asymmetry and the predictability of the compositional structure of the respective interventions, sequenced in discursive acts strategically organized to reach the expected successes in the enunciative productions. The "question-answer" pair, a common term derived from the categorization of speakers, is part of the discursive structure, and the basic unit of the text plan, characteristic of the discursive genre under analysis. The "Q-A" pair was reanalysed as an adjacent pair of illocutionary acts within the framework of the actional language theory and then as initiative and reactive intervention of an interchange, in order to re-analyse and preserve the sequential and global dimension of discursive coherence. The initiatives interventions are typically organized in sequenced, assertive and directive acts. Assertive acts assume the explanatory and framing function of the situational context in which a given event occurs, constituting itself as acts subordinated to the dominant act of directive value. Reactive interventions consist of sequences of predominantly assertive acts of explanatory or argumentative force. The analysed sequences with explanatory discursive characteristics are organized according to different strategies. Specifically for directional illocutionary acts with an instructional function, which include the verb 'explain', some linguistic-discursive functions were observed: the reactive interventions sometimes offered definition for terms, placing their meanings in a specific context (Ir1.n), sometimes 'explained' from which events something resulted, correlating them in chronological order (Ir4n). |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61742 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Fernanda de Faria von Sydow Bittencourt.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |