Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61695
Título: | Satisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escola |
Outro(s) título(s): | Teacher job satisfaction, personal characteristics and school organizational characteristics |
Autor(es): | Poloni, Raiany Stefane Saué |
Orientador(es): | Lopes, João A. |
Palavras-chave: | Características do professor Características organizacionais da escola Satisfação profissional do professor School organizational characteristics Teacher characteristics Teacher job satisfaction |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A satisfação profissional dos professores, que constitui um factor de relevo para os resultados escolares dos alunos, parece ser multi-determinada. O presente estudo pretendeu analisar os efeitos de características dos professores e das escolas, na satisfação profissional dos professores. Participaram deste estudo 1070 diretores de escolas brasileiras e 14291 professores de turmas do sexto ao nono ano, do ensino fundamental. Os dados referem-se ao TALIS 2013. Modelos de análise multinível revelaram que, ao nível da escola, a relação professor-aluno e o clima escolar (o respeito mútuo e a delinquência e violência) são os factores que melhor explicam a satisfação profissional dos professores. Ao nível do professor, as variáveis género e experiência foram importantes variáveis preditoras da satisfação profissional do professor. O clima disciplinar em sala de aula é a variável com maior impacto na satisfação docente, quer ao nível do professor, quer ao nível da escola. The teacher job satisfaction — which is a relevant factor for students' school results — seems to be multi-determined. The present study aimed to analyze the effects of teacher and school characteristics on teacher job satisfaction. A total of 1070 principals and 14291 teachers of classes from the sixth to ninth grade from Brazilian elementary schools took part of this study. The data are based on TALIS 2013. Multilevel analysis models have found that, at the school level, the factors that best explain the teacher job satisfaction are the teacher-student relations and the school climate (mutual respect, and delinquency and violence). At the teacher level, the variables gender and experience were found as important predictors of teacher job satisfaction. The classroom disciplinary climate is the variable with the greatest impact on teacher job satisfaction, both at the teacher and school levels. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61695 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raiany Stefane Saué Poloni.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons