Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/61647
Title: | Uma casa para artistas reabilitação e ampliação de uma escola do Plano dos Centenários |
Author(s): | Sousa, Júlio Gomes de |
Advisor(s): | Mendonça, Paulo |
Issue date: | 2019 |
Abstract(s): | Quem por Refóios do Lima passa, cruza-se provavelmente
com a antiga escola primária do lugar de Nogueira (como os
mais antigos a conhecem) ou com o MAR - Movimento Artístico
de Refóios (nome pelo qual é conhecido pelos mais jovens),
edifício este que protagoniza o presente trabalho de
investigação.
Localizado num ambiente rural (Rua D. Afonso Ansemondes,
nº 1478, Ponte de Lima) é um edifício escolar do Plano dos
Centenários.
Os anos passam, a sociedade exige mais e melhor,
principalmente a nível educativo, o que levou a um investimento
nacional não só em novos centros educativos como também ao
agrupamento de vários núcleos de ensino. Esta necessidade
culminou na desativação e abandono em várias das escolas que
pertenciam ao Plano dos Centenários. Foi o que aconteceu à
antiga escola primária do lugar de Nogueira que, depois de
perder a sua função primordial, viu-se ocupada por parte de
uma associação cultural local que consequentemente reativou
esse espaço. Perante este diálogo unitário entre a sociedade
local, a arte e a cultura, foi identificada a oportunidade
de repensar o edifício de forma a responder às suas novas
necessidades.
O percurso deste trabalho desenvolve-se em quatro
capítulos: uma primeira fase de identificação do local onde o
edifício se insere, do passado ao presente; uma segunda fase de
reconhecimento pormenorizado do edifício e da sua envolvente;
a terceira fase direcionada para a análise segundo três
parâmetros de conforto: térmico, acústico e permeabilidade
de luz natural; e por fim a proposta de intervenção.
Este projeto deve o seu nascimento à vontade de apresentar
uma proposta de reabilitação do edifício, readaptando um
espaço escolar para um espaço cultural com foco nas várias
vertentes artísticas (pintura, escultura, música,...) desde
a sua conceção, passando pelo seu desenvolvimento e exposição
do resultado artístico. Assim, o argumento arquitetónico
tenderá a culminar numa resposta às necessidades atuais do
edifício que se reinventou como um dos polos culturais mais
ativos e férteis do Alto Minho, assumindo-se a arquitetura
como meio de valorização do espaço através de uma aprimorada
reflexão entre o contexto artístico e a obra arquitetónica. Who passes by Refóios do Lima, probably will meet the old elementary school of Nogueira (as it is known by the older people) or MAR - Artistic Movement of Refóios (name by which is known by the younger. The building in question is the object of this investigation. Situated in a rural environment (D. Afonso Ansemondes’ Street, no. 1478, Ponte de Lima) this school building is part of the centennial plan (in Portuguese Plano dos Centenários). The years pass by, the society demands more and greater things, in particular, in education matters, leading to a national investment, not only in new educational institutions but also in the merging of several schools, which culminated on the deactivation and abandonment in several of the schools that belonged to the centennial plan. That was what happened to the old elementary school of Nogueira, that, after losing its main function, it found itself occupied by a local cultural association which, by consequence, reactivated the space. Towards this dialog between the local society, art and culture, it was identified the opportunity of rethinking the building in a order to respond to its new needs. The course of this work is developed in four chapters: a first phase of identification of the place where the building is located, from the past to the present; a second phase of detailed recognition of the building and its surroundings; the third phase directed to the analysis concerning three parameters of comfort: thermal; acoustic and permeability to natural light; and in the end a proposal of intervention. This project owes its birth to the willingness to submit a proposal of rehabilitation of the building, readapting its school space into a cultural space, with a focus on the different artistic areas (painting, sculpture, music...) since its conception, through its development, and exhibition of the artistic result. Therefore, the architectural argument will tend to culminate on an answer to the actual needs of the building that is been reinvented as one of the most active and fertile cultural points of Alto Minho, assuming architecture as a mean of valorization of the space through a refined reflection between the artistic context and the architectural work. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Construção / Tecnologia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61647 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_Júlio Gomes_2019.pdf | 201,96 MB | Adobe PDF | View/Open |