Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61646

TítuloBeirut 1975-1990: traces of war in cinema, architecture, and city
Autor(es)Obied, Amer
Orientador(es)Ferreira, Francisco Manuel Gomes Costa
Azevedo, Ana Francisca de
Data2019
Resumo(s)During the Lebanese Civil War, and even after, Beirut was subject to devastation on many levels - social, political, economic, physical, and psychological. For more reasons than one, the end of the Civil War did not lead to any national dialogue or addressing of the trauma, but it slowly neutralised the Civil War by compromising or even erasing its Memory. Nevertheless, there are traces of the war still lingering on, mainly to be noticed, we believe, in Lebanese Cinema and in Architecture. It is in this sense that Lebanese Cinema is used in this dissertation as an architectural instrument and a primary means to address, assess, and revisit the war, its devastations, but mainly its legacies. It is also through Cinema that the work aims at recovering Beirut’s Architecture and Urban Space as important characters on the assessment of those devastations and legacies. Eventually, this dissertation suggests (but mostly wishes for it) that the role of Cinema -as an instrument of fiction- and the role of Architecture -as an instrument of desire- are both inherent to a missing and due process of Catharsis. To reach this suggestion (this wish), this dissertation brings to the fore a selection of Lebanese films from 1975 to 2010, and through them, interprets and reconstructs Beirut’s urban and architectural status and changes before, during and after the war. Whereas the ultimate purpose of this dissertation is to comprehend war from a perspective other than mere destruction, it is, ultimately, an attempt to understand the human complexity that creates Destruction, Cinema, and Architecture, all in the same place and all at the same time.
Durante a Guerra Civil Libanesa, mas também depois, Beirut esteve sujeita à destruição em muitos níveis – socialmente, politicamente, economicamente, psicológica e fisicamente. Por várias razões, o fim da Guerra Civil não levou a nenhum diálogo posterior ou a qualquer especial interpelação do trauma, mas, pelo contrário, levou a sua neutralização, comprometendo, ou até apagando, a sua Memória. Há, apesar de tudo, marcas da guerra que ainda subsistem, e que podemos melhor identificar, julgamos nós, a partir do Cinema Libanês e a partir da Arquitectura. É neste sentido que o cinema Libanês é utilizado nesta dissertação como um instrumento arquitectónico e como meio privilegiado para interpelar, analisar e revisitar a Guerra,as suas devastações e os seus legados. É também a partir do Cinema que o trabalho pretende recuperar a Arquitectura e o Espaço Urbano de Beirut como personagens importantes na análise dessas devastações e legados. Eventualmente, esta dissertação sugere (mas principalmente gostava que assim fosse) que o papel do cinema – como instrumento de ficção – e o papel da Arquitectura – como instrumento de desejo – são inerentes a um processo de catarse ainda em falta. Para alcançar esta sugestão (este desejo), a dissertação articula uma selecção de filmes Libaneses realizados entre 1975 e 2010 e, a partir daí, ensaia uma interpretação e uma reconstrução do status e das alterações urbanas e arquitectónicas de Beirut. Embora o propósito final desta dissertação seja o de compreender a Guerra a partir de uma perspectiva outra, que não a da mera destruição, pretendemos também que incorpore, no limite, uma tentativa de compreensão da complexidade humana capaz de criar Destruição, Cinema e Arquitectura, no mesmo lugar e ao mesmo tempo.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61646
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado_Amer Obied_2019.pdf105,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID