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TítuloGestão do conhecimento em instituições de ensino superior público : estudo das escolas de gestão e economia
Autor(es)Simões, Jorge Manuel Marques
Orientador(es)Eiriz, Vasco
Palavras-chaveGestão do conhecimento
Transferência do conhecimento
Ensino superior público
Management of knowledge
Knowledge transfers
High public education
Data25-Mai-2006
Resumo(s)Nesta dissertação constata-se que o estudo e a aplicação de diversos conceitos e actividades integrantes do conceito de gestão do conhecimento constituem um método de difusão do conhecimento particularmente vantajoso. São inúmeros os autores que assumem que a gestão do conhecimento é uma parte fulcral da estratégia, para usar o conhecimento na criação de vantagens competitivas sustentáveis nos actuais ambientes de negócio. A gestão do conhecimento é um processo articulado e intencional, que se suporta na criação, codificação e difusão, e apropriação do conhecimento, visando atingir desta forma a excelência organizacional. A gestão do conhecimento, na prática, baseia-se na identificação e codificação dos activos de conhecimento que a organização possui, transferindo e criando novos conhecimentos para uma maior vantagem competitiva e permitindo a partilha de melhores práticas e tecnologias que impulsionem estes mesmos processos. As actividades para gerir o conhecimento prendem-se com a geração (criação ou aquisição), codificação (ou armazenamento) e transferência do conhecimento. Neste seguimento, efectuou-se um estudo empírico com o objectivo de compreender a transferência do conhecimento das instituições do ensino superior público, bem como as suas atitudes sobre a gestão do conhecimento, analisando o que dificulta a transferência, as diversas formas de efectuar a transferência e como a organização ultrapassa as dificuldades que enfrenta nessa transferência, visando identificar eventuais discrepâncias entre o ensino superior universitário e o ensino superior politécnico. Os resultados obtidos por questionário junto de 142 docentes pertencentes a instituições de ensino superior público especializadas na formação nas áreas de gestão e economia, permitem compreender a actividade de transferência do conhecimento. Esses mesmos resultados foram, no que se refere a tentar identificar a atitude da organização sobre a gestão do conhecimento que, quanto à modalidade de formação, as publicações, são entendidas como a melhor forma. Relativamente à avaliação do uso de indicadores de medição do desempenho na gestão do conhecimento, existe uma maior preocupação por parte do subsistema de ensino universitário, e no que concerne à identificação dos factores que dificultam a transferência do conhecimento, os mesmos são a sociedade informal na organização, os canais de comunicação, e os recursos organizacionais.
This dissertation evidences that the study and the application of diverse concepts and integrant activities of the concept of knowledge management constitute a method particularly advantageous of diffusion of knowledge. They are innumerable authors who assume that the knowledge management is a essential part of the strategy, to use the knowledge in the creation of sustainable competitive advantages in the actual environments of business. Thus, the knowledge management is considered a articulated and intentional process, that is supported in the creation, in the codification and in the diffusion and in the appropriation of knowledge, aiming to reach the organizational excellency. The knowledge management, on the practical one, is based on the identification and codification of knowledge assets that the organization possess, transferring and creating new knowledge for a bigger competitive advantage and allowing the better allotment of know-hows and technologies that stimulate these same processes. The activities to manage the knowledge are connected with the generation (creation or acquisition), codification (or storage) and transference of knowledge. In this pursuing, an empirical study was made with the objective to understand the knowledge transference in the institutions of public higher education, as well as its attitudes on the knowledge management, analyzing what it makes difficult the transference, the diverse forms to effect the transference and as the organization exceeds the difficulties that faces for this same knowledge transference, aiming at to identify the discrepancies between university’s and polytechnic’s. The results gotten for 142 questionnaires next the professors of the public institutions of superior education specialized in the formation in the management and economy areas, allow to understand the activity of knowledge transference. These same results had been, trying to identify the attitude of the organization on the knowledge management that, how much to the formation modality, the publications are understood as the best form. Relatively to the evaluation of the use of pointers of measurement of the performance in the knowledge management, exists a bigger concern on the part of the subsystem of university education, and in that it concerns to the identification of the factors that make it difficult the knowledge transference, the same ones are the informal society in the organization, the communication channels and the organizational resources.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Contabilidade e Administração
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6155
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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