Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61549

TítuloO papel da emocionalidade da informação na memória de destino: um estudo com frases positivas, negativas e neutras
Outro(s) título(s)The role that emotionality of information plays in destination memory: a study with positive, negative and neutral sentences
Autor(es)Hintze, Marina Moita
Orientador(es)Albuquerque, Pedro Barbas
Palavras-chaveFaces de desconhecidos
Frases emocionais
Memória de destino
Reconhecimento
Destination memory
Emotional sentences
Recognition
Unknown faces
Data2019
Resumo(s)A memória de destino refere-se à capacidade de recordarmos a quem dissemos algo. As suas falhas devem-se ao facto de, ao transmitirmos uma informação, focarmos a nossa atenção em nós próprios e nos processos de transmissão dessa informação e não na pessoa a quem a destinamos. A emocionalidade do material parece torná-lo mais saliente, aumentando a atenção da pessoa para a informação, diminuindo consequentemente os recursos atencionais disponíveis para a associação face-facto. Este estudo pretendeu analisar o efeito da emocionalidade da informação na memória de destino. Quarenta participantes disseram frases neutras (e.g., “a janela é de madeira”), positivas (e.g., “a noiva está deslumbrante”) e negativas (e.g., “o funeral é amanhã”) a faces de desconhecidos. Posteriormente, realizaram dois testes de reconhecimento: um de memória de itens e outro de memória associativa. Os resultados mostraram melhor memória de destino quando as frases são emocionais em comparação com frases neutras. Quanto à memória de itens, verificamos que não existem diferenças no reconhecimento de frases emocionais (positivas e negativas) e frases neutras. Estes resultados contrariam as explicações da memória de destino que se baseiam no foco da atenção: a emocionalidade da informação favorece a memória de destino, mas não influencia a memória de itens.
Destination memory is the capacity to remember to whom we said something. Failures in this type of memory are due to, while transmitting information, attention being focused in ourselves and in the transmission processes rather than on the person to whom it is destined. Emotionality of the material appears to enhance its salience, increasing the person’s attention to the information, and consequently diminishing available attentional resources to the face-fact association. This study intended to analyse the effect of information emotionality in destination memory. Forty participants stated neutral (e.g., “the window is of wooden”), positive (e.g., “the bride is gorgeous”) and negative (e.g., “the funeral is tomorrow”) sentences to unknown faces. Thereafter, two recognition tests were performed by the participants: an item memory test and an associative memory test. Results showed better destination memory for emotional sentences, comparatively to neutral sentences. Regarding item memory, there were found no significant differences in recognition between emotional sentences (positive and negative) and neutral sentences. Current results contradict explanations of destination memory based on the attention focus: emotionality of the information enhances destination memory, but it does not influence item memory.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61549
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MarinaHintze_Dissertação_Mestrado.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID