Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61512

Título«Ler» antes de ler: dos pré-requisitos às competências facilitadoras
Autor(es)Viana, Fernanda Leopoldina
Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveLiteracia emergente
Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura
DataJul-2019
EditoraClimepsi Editores
CitaçãoViana, F. L. & Parente, M. C. (2019). «Ler» antes de ler. Dos pré requisitos às competências facilitadoras. In. F. H. Veiga (Org.), Psicologia da Educação III. Temas de aprofundamento científico para a Educação XXI (pp. 407-439). Lisboa: Climepsi Editores.
Resumo(s)O objetivo deste capítulo é o de propor uma reflexão sobre a preparação – nos anos pré-escolares – para a aprendizagem da leitura e da escrita. O conceito de “prontidão” evoluiu para o de “literacia emergente”, mas, tal como Teale e Sulzby alertavam, em 1992, estamos perante um bom conceito… mas mal utilizado. Argumenta-se que falar, ouvir, ler e escrever são competências interrelacionadas que a crianças desenvolve de forma contínua no decurso de interações, experiências e atividades significativas, e transversais à construção de conhecimento nas diversas áreas e domínios. Ao longo deste capítulo será convocado um documento de referência – as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar – especificamente no que concerne à àrea da Comunicação e Linguagem, recentemente atualizado, e analisadas algumas práticas à luz do seu referencial teórico.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61512
e-ISBN978-972-7963744
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capitulo_11.pdf
Acesso restrito!
425,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID