Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61512
Título: | «Ler» antes de ler: dos pré-requisitos às competências facilitadoras |
Autor(es): | Viana, Fernanda Leopoldina Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Literacia emergente Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura |
Data: | Jul-2019 |
Editora: | Climepsi Editores |
Citação: | Viana, F. L. & Parente, M. C. (2019). «Ler» antes de ler. Dos pré requisitos às competências facilitadoras. In. F. H. Veiga (Org.), Psicologia da Educação III. Temas de aprofundamento científico para a Educação XXI (pp. 407-439). Lisboa: Climepsi Editores. |
Resumo(s): | O objetivo deste capítulo é o de propor uma reflexão sobre a preparação – nos anos pré-escolares – para a aprendizagem da leitura e da escrita. O conceito de “prontidão” evoluiu para o de “literacia emergente”, mas, tal como Teale e Sulzby alertavam, em 1992, estamos perante um bom conceito… mas mal utilizado. Argumenta-se que falar, ouvir, ler e escrever são competências interrelacionadas que a crianças desenvolve de forma contínua no decurso de interações, experiências e atividades significativas, e transversais à construção de conhecimento nas diversas áreas e domínios. Ao longo deste capítulo será convocado um documento de referência – as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar – especificamente no que concerne à àrea da Comunicação e Linguagem, recentemente atualizado, e analisadas algumas práticas à luz do seu referencial teórico. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61512 |
e-ISBN: | 978-972-7963744 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capitulo_11.pdf Acesso restrito! | 425,36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons