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https://hdl.handle.net/1822/61495
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, Paula Cristina | por |
dc.contributor.author | Rodrigues, Elsa Maria Lopes | por |
dc.date.accessioned | 2019-09-25T08:53:35Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25T08:53:35Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61495 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia | por |
dc.description.abstract | Os adolescentes em acolhimento residencial apresentam maior risco de envolvimento em comportamentos de risco do que os pares de contextos normativos, sendo que as experiências adversas aumentam o risco de envolvimento nesses comportamentos. Por outro lado, a perspetiva temporal adquire maior significado na adolescência, principalmente a dimensão futura onde se inclui a formação de expetativas. Este estudo averiguou o papel que a perspetiva temporal, particularmente a orientação para o futuro e as expetativas, desempenham na relação entre as experiências adversas dos adolescentes em acolhimento e o envolvimento em comportamentos de risco. Teve como participantes 57 jovens residentes em casas de acolhimento, com idades compreendidas entre 13 e 18 anos. Foram utilizadas medidas das experiências adversas, comportamentos de risco, expetativas e perspetiva temporal. A orientação futura e as expetativas não desempenharam um papel moderador na relação entre as experiências adversas e os comportamentos de risco. Verificou-se ainda uma orientação predominante dos jovens para o presente hedonista e para o passado negativo e que as suas expetativas positivas de bem-estar ultrapassam as expetativas familiares e académicas. Estes resultados contribuem para uma melhor compreensão acerca do impacto da perspetiva temporal e expetativas nos comportamentos de risco de jovens com história de experiências adversas. | por |
dc.description.abstract | Adolescents in residential care are at greater risk of engaging in risk behaviors than peers living in normative contexts, and adverse experiences increase the risk of involvement in these behaviors. On the other hand, the time perspective acquires greater significance in adolescence, especially the future dimension where the formation of expectations is included. This study investigated the role that the time perspective, particularly the orientation towards the future and expectations, play in the relationship between the adverse past experiences of adolescents in residential care and the involvement in risk behaviors. Participants included 57 youths living in foster homes, aged between 13 and 18 years. Measures of adverse experiences, risk behaviors, expectations and time perspective were used. The future orientation and expectations did not play a moderating role in the relationship between adverse experiences and risk behaviors. There was also a predominant orientation of adolescents to the hedonistic present and to the negative past and that their positive expectations of well-being surpassed family and academic expectations. These results contribute to a better understanding of the impact of the time perspective and expectations on the risk behaviors of young people with a history of adverse experiences. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Acolhimento residencial | por |
dc.subject | Comportamentos de risco | por |
dc.subject | Experiências adversas | por |
dc.subject | Expetativas | por |
dc.subject | Perspetiva temporal | por |
dc.subject | Adverse experiences | por |
dc.subject | Expectations | por |
dc.subject | Residential care | por |
dc.subject | Risk behaviors | por |
dc.subject | Time perspective | por |
dc.title | Experiências adversas e comportamentos de risco: o papel da perspetiva temporal e expetativas | por |
dc.title.alternative | Adverse experiences and risk behaviors: the role of time perspective and expectations | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202268748 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Psicologia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação+de+Mestrado_Elsa+Rodrigues+A75128.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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