Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61420

TítuloVisual representations of happiness in adolescents
Outro(s) título(s)Representações visuais de felicidade nos adolescentes
Autor(es)Ramos, Andreia Patrícia Costa
Orientador(es)Freire, Teresa
Palavras-chaveAdolescents
Graphic representations
Happiness
iSquare
Adolescentes
Felicidade
Representações gráficas
Data2019
Resumo(s)Happiness is nowadays a principal topic in psychology investigation. A lot of definitions have been presented, discuss and empirically sustained, validating the existence of different conceptions. Using the “draw-and-write” technique and adapting the iSquare Protocol, 330 Portuguese adolescents were asked to “Draw Happiness”, in a paper coined hSquare. The participants also describe their drawings and filled the Subjective Happiness Scale. The visual expressions of happiness were analyzed through qualitative thematic analysis. For the quantitative measures, it was verified differences in happiness measures between sex and age, being these results combined with the images. Adolescents expressed their concept according to multiple ways. In order of prevalence, the themes “people”, “hobbies”, “love”, “smile”, “sports”, “basic needs”, “inner harmony” and “human rights and equality” emerged, with some variations between subjective happiness and age. It was also identified that younger adolescents are significantly happier than the older ones. In conclusion, this study enriches the compression of happiness in the light of new visual methodologies. Methodologically, the “draw-and-write” technique can be combined with psychological measures, bringing new concepts to previous literature frameworks, being some of these innovative to happiness studies.
A felicidade é hoje um tópico principal na investigação em psicologia. Várias definições têm sido apresentadas, discutidas e empiricamente sustentadas, validando a existência de diferentes conceções. Utilizando a técnica “draw-and-write” e adaptando o Protocolo iSquare, a 330 adolescentes portugueses, foi requerido “Desenha Felicidade”, num papel designado hSquare. Os participantes também descreveram o seu desenho e preencheram a Escala de Felicidade Subjetiva. As expressões visuais da felicidade foram analisadas através de análise qualitativa temática. Para as medidas quantitativas, foram averiguadas diferenças nas medidas de felicidade entre sexo e idade, sendo estes resultados combinados com as imagens. Os adolescentes expressaram o seu conceito de múltiplas formas. Em ordem de prevalência, os temas “pessoas”, “hobbies”, “amor”, “sorriso”, “desporto”, “necessidades básicas”, “harmonia interna” e “direitos humanos e igualdade” emergiram, com algumas variações entre felicidade subjetiva e idade. Também foi verificado que adolescentes mais novos são significativamente mais felizes que os mais velhos. Desta forma, este estudo enriquece a compressão da felicidade à luz de novas metodologias visuais. Metodologicamente, a técnica “draw-and-write” pode ser combinada com medidas psicológicas, trazendo novos conceitos que poderão estar na base da felicidade, sendo alguns destes inovadores para os estudos da felicidade.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61420
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Exemplar+da+Tese+(Representações+Visuais+de+Felicidade+nos+Adolescentes).pdf806,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID