Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61420
Título: | Visual representations of happiness in adolescents |
Outro(s) título(s): | Representações visuais de felicidade nos adolescentes |
Autor(es): | Ramos, Andreia Patrícia Costa |
Orientador(es): | Freire, Teresa |
Palavras-chave: | Adolescents Graphic representations Happiness iSquare Adolescentes Felicidade Representações gráficas |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Happiness is nowadays a principal topic in psychology investigation. A lot of definitions have been
presented, discuss and empirically sustained, validating the existence of different conceptions. Using the
“draw-and-write” technique and adapting the iSquare Protocol, 330 Portuguese adolescents were asked
to “Draw Happiness”, in a paper coined hSquare. The participants also describe their drawings and filled
the Subjective Happiness Scale. The visual expressions of happiness were analyzed through qualitative
thematic analysis. For the quantitative measures, it was verified differences in happiness measures
between sex and age, being these results combined with the images. Adolescents expressed their concept
according to multiple ways. In order of prevalence, the themes “people”, “hobbies”, “love”, “smile”,
“sports”, “basic needs”, “inner harmony” and “human rights and equality” emerged, with some
variations between subjective happiness and age. It was also identified that younger adolescents are
significantly happier than the older ones. In conclusion, this study enriches the compression of happiness
in the light of new visual methodologies. Methodologically, the “draw-and-write” technique can be
combined with psychological measures, bringing new concepts to previous literature frameworks, being
some of these innovative to happiness studies. A felicidade é hoje um tópico principal na investigação em psicologia. Várias definições têm sido apresentadas, discutidas e empiricamente sustentadas, validando a existência de diferentes conceções. Utilizando a técnica “draw-and-write” e adaptando o Protocolo iSquare, a 330 adolescentes portugueses, foi requerido “Desenha Felicidade”, num papel designado hSquare. Os participantes também descreveram o seu desenho e preencheram a Escala de Felicidade Subjetiva. As expressões visuais da felicidade foram analisadas através de análise qualitativa temática. Para as medidas quantitativas, foram averiguadas diferenças nas medidas de felicidade entre sexo e idade, sendo estes resultados combinados com as imagens. Os adolescentes expressaram o seu conceito de múltiplas formas. Em ordem de prevalência, os temas “pessoas”, “hobbies”, “amor”, “sorriso”, “desporto”, “necessidades básicas”, “harmonia interna” e “direitos humanos e igualdade” emergiram, com algumas variações entre felicidade subjetiva e idade. Também foi verificado que adolescentes mais novos são significativamente mais felizes que os mais velhos. Desta forma, este estudo enriquece a compressão da felicidade à luz de novas metodologias visuais. Metodologicamente, a técnica “draw-and-write” pode ser combinada com medidas psicológicas, trazendo novos conceitos que poderão estar na base da felicidade, sendo alguns destes inovadores para os estudos da felicidade. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61420 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Exemplar+da+Tese+(Representações+Visuais+de+Felicidade+nos+Adolescentes).pdf | 806,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons