Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61253

TítuloInteligência emocional e criatividade
Outro(s) título(s)Emotional intelligence and creativity
Autor(es)Gomes, Sara Cristina Neto
Orientador(es)Veloso, Ana
Palavras-chaveAssociação
Criatividade
Escala de criatividade
Escala de inteligência emocional
Inteligência emocional
Association
Creativity
Emotional intelligence
Scale of creativity
Scale of emotional intelligence
Data2019
Resumo(s)O atual mercado que obriga as organizações a atuarem economia global, caracterizada pela intensa competição e pela interdependência e colaboração económica. Para sobreviver e obter vantagem competitiva, precisam de aproveitar ao máximo o potencial criativo dos seus colaboradores, uma vez que as ideias criativas podem ser usadas como suporte para a inovação, para a mudança e para a competitividade organizacional. Perceber se a Inteligência Emocional dos colaboradores é um dos elementos preditores da Criatividade, objetivo desta investigação, é importante para as organizações pois através de intervenções intencionais que a desenvolvam, poder-se-á ter impacto no potencial criativo dos colaboradores. A amostra é composta por 90 indivíduos pertencentes ao meio organizacional que reportaram a sua Inteligência Emocional e a sua Criatividade no seu trabalho, através de dois questionários. Uma vez que a escala da criatividade não se encontra adaptada à população portuguesa, analisou-se as suas propriedades psicométricas. Para verificar a existência de uma relação entre as variáveis, foram ser analisados os resultados através do Coeficiente de Correlação de Pearson, verificando-se a existência de uma correlação significativa. No sentido de aferir o sentido desta associação foi conduzida uma regressão linear simples, sendo que 13.3% da variância da Criatividade é explicável pela Inteligência Emocional.
The current market that forces organizations to operate the global economy, characterized by intense competition and interdependence and economic collaboration. To survive and gain competitive advantage, they need to make the most of their employees' creative potential, since creative ideas can be used to support innovation, change, and organizational competitiveness. To understand if the Emotional Intelligence of the collaborators is one of the predictive elements of Creativity, the objective of this investigation, is important for the organizations because through intentional interventions that develop it, it can have an impact on the creative potential of the collaborators. The sample is composed by 90 individuals belonging to the organizational environment who reported their Emotional Intelligence and their Creativity in their work, through two questionnaires. Since the scale of creativity is not adapted to the Portuguese population, its psychometric properties were analyzed. To verify the existence of a relationship between the variables, the results were analyzed through Pearson's Correlation Coefficient, and a significant correlation was verified. In order to assess the meaning of this association, a simple linear regression was conducted, and 13.3% of the Creativity variance is explained by Emotional Intelligence.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61253
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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