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TítuloA voz dos Jovens e dos Encarregados de Educação na Promoção e Educação para saúde em Meio Escolar (PEpS-ME)
Autor(es)Lusquinhos, Leonel
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chavePromoção da saúde
Educação para a saúde
Data2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoLusquinhos, L., & Carvalho, G.S. (2019). A voz dos Jovens e dos Encarregados de Educação na Promoção e Educação para saúde em Meio Escolar (PEpS-ME). In: Martins, I., Gonçalves, R., Azevedo, F., Vieira, M.H., Palhares, P., Carvalho, G.S & Pereira, B. (Coord.). IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos. Braga: CIEC. p.26
Resumo(s)Com este estudo pretendeu-se dar resposta às seguintes perguntas de investigação: (i) O que pensam os jovens e os seus encarregados de educação sobre a educação para a saúde em meio escolar (PEpS-ME)? (ii) Que PEpS-ME tem sido realizado pelas escolas? (iii) Os jovens e os seus encarregados de educação consideram a sua escola, como uma escola promotora de saúde? Este estudo descritivo, de natureza quantitativa, decorreu em nove agrupamentos de escolas da cidade de Braga, que aceitaram participar no estudo. A amostra, do tipo probabilística de conveniência, foi constituída por jovens do 9º ano de escolaridade, num total de 597 estudantes de ambos os sexos, 276 (46.2%) rapazes e 321 (53.8%) raparigas, com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos, e por encarregados de educação dos mesmos estudantes, num total de 455 participantes de ambos os sexos, com predominância do sexo feminino (79,8%), com uma média de idades de 44,2 (± 5.57) anos. Para a recolha dos dados recorreu-se à técnica por inquérito, com construção de um questionário on-line para os jovens e em suporte de papel para os encarregados de educação, e os dados submetidos a análise estatística descritiva com recurso ao programa IBM SPSS. Em síntese, este estudo demonstra que os encarregados de educação e os jovens consideram que a PEpS-ME é importante, bem como a participação nas equipas de EpS e ambos consideram as suas escolas, escolas promotoras de saúde.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61232
ISBN978-972-8952-59-4
Versão da editorahttp://www.eventos.ciec-uminho.org/jornadas2019/docs/programa/lresumos.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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