Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/61230

TitleAs atividades quotidianas e o bem-estar e desenvolvimento de crianças em idade escolar: um estudo prospetivo e multi-métodos
Author(s)Oliveira, Vítor Hugo Pereira
Martins, Paula Cristina
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsAtividades diárias
Estilos de vida
Saúde Infantil
Uso do tempo
Participação
Issue dateJul-2019
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitationOliveira, V.H., Martins, P.C. & Carvalho, G.S. (2019). As atividades quotidianas e o bem-estar e desenvolvimento de crianças em idade escolar: um estudo prospetivo e multi-métodos. In: Martins, I., Gonçalves, R., Azevedo, F., Vieira, M.H., Palhares, P., Carvalho, G.S & Pereira, B. (Coord.). IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos. Braga: CIEC. p.29
Abstract(s)O quotidiano das crianças em idade escolar é caracterizado pela participação em diversas atividades de natureza social e cultural que determinam a forma como as crianças crescem e aprendem. No entanto, o conhecimento sobre o quotidiano como fenómeno desenvolvimental promotor do bem-estar das crianças está incompleto. A investigação tem estado centrada na análise de categorias específicas de atividades dando um menor relevo à multidimensionalidade e qualidade das experiências quotidianas das crianças, assim como aos seus determinantes, indicando a necessidade de uma abordagem molar e multifacetada. Este estudo prospetivo, multi-métodos e multi-informantes visa descrever, analisar e compreender as complexas associações entre o quotidiano de crianças em idade escolar e o seu bem-estar e desenvolvimento, considerando as influências do estatuto socioeconómico, da cultura familiar e do género. Baseado numa coorte de alunos do 4.º ano de escolaridade, o plano metodológico está organizado em três estudos e quatro momentos de recolha de dados durante um período de 24 meses. Primeiro, uma bateria de questionários e escalas será completada no 4.º ano e repetida no 6.º ano de escolaridade pelas crianças, encarregados de educação e professores, avaliando as características sociodemográficas da família, a estrutura e qualidade das atividades quotidianas das crianças, assim como vários indicadores do seu bem-estar e desenvolvimento. Segundo, grupos focais serão realizados com o objetivo de analisar as perspetivas das crianças sobre as suas atividades quotidianas e o grau de envolvimento e bem-estar associados a essa participação. Por último, entrevistas diádicas com crianças e encarregados de educação serão realizadas com vista a compreender a forma como as famílias organizam o seu quotidiano e gerem os desafios diários considerando as suas crenças e valores, assim como os seus recursos e constrangimentos. Este projeto de investigação contribuirá para informar serviços, programas e práticas no desenvolvimento de respostas efetivas para famílias, escolas e comunidades, no combate às desigualdades sociais e na promoção sustentada do bem-estar e crescimento saudável das crianças.
TypeAbstract
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61230
ISBN978-972-8952-59-4
Publisher versionhttp://www.eventos.ciec-uminho.org/jornadas2019/docs/programa/lresumos.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

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