Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/61213

TitleA visão dos adolescentes sobre a Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME)
Author(s)Lusquinhos, Leonel
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsPromoção da Saúde
Educação para a saúde
Issue date2019
CitationLusquinhos, L. & Carvalho, G.S. (2019). A visão dos Adolescentes sobre a Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME). In: 3º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente, Porto, 23-25 janeiro 2019
Abstract(s)As Escolas Promotoras de Saúde (EPS), segundo a “International Union for Health Promotion and Education” (IUHPE), têm como alicerces seis pilares fundamentais: i) Políticas de Escola Saudável ii) O Ambiente Físico da Escola iii) O Ambiente Social da Escola; iv) Habilidades de Saúde Individual e Competências para a Ação; v) Ligação à Comunidade e vi) Serviços de Saúde.om este estudo pretendeu-se dar resposta às seguintes perguntas de investigação: (i) Qual a perceção que os adolescentes têm da sua escola? (ii) o que pensam os adolescentes sobre a educação para a saúde em meio escolar? iii) o que tem sido realizado em educação para a saúde e qual a opinião dos adolescentes, sobre os temas abordados? Os resultados demonstraram que 95,6% adolescentes considera importante a Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar, 84,7% considera importante a participação dos pais/encarregados de educação, e 88,6% considera importante a participação dos adolescentes nesta mesma equipa. Em síntese, este estudo demonstra que os adolescentes consideram as suas escolas, como escolas promotoras de saúde, que a promoção e educação para a saúde é importante e que as atividades implementadas os ajudam a adotar hábitos de vida saudáveis.
TypeAbstract
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61213
Publisher versionhttps://icca.eventqualia.net/pt/2019/inicio/resumos/publicacoes/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ICCA_PEpS-ME.pdf42,8 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID