Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61209
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Rosilene Gonçalves | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T11:23:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T11:23:49Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Silva, R.F.G. & Carvalho, G.S. (2018). Escolarização da Criança Hospitalizada: Práticas pedagógicas de Ensino, Pesquisa e Extensão em um hospital referência em saúde infantil no Brasil. In: Carvalho, G.S., Parente, M.C., Vilaça, T., Vieira, M. de F., Sarmento, T. & Ferreira, F.I. (Eds.). 2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstracts. Braga: CIEC. pp.9-10. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-55-6 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61209 | - |
dc.description.abstract | O trabalho reflete sobre a importância do processo de escolarização de crianças que se encontram em internamento hospitalar. Analisa as contribuições das ações de ensino, pesquisa e extensão na educação da criança hospitalizada, considerando as especificidades, os desafios e as possibilidades das práticas pedagógicas em contexto hospitalar. Objetiva apresentar a dinâmica de atendimento e as contribuições do Projeto de Extensão em Pedagogia Hospitalar, da Universidade do Estado do Pará, desenvolvido na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, um hospital referência materno-infantil no Pará, Brasil. Os resultados nos permitem inferir que o Projeto tem contribuído para favorecer a continuidade de escolarização das crianças hospitalizadas; fomentar o gosto de continuar aprendendo, mesmo em situação de adoecimento; prevenir o fracasso escolar pelo apoio às ações educacionais do hospital; fortalecer a integração sócio-afetiva das crianças; estimular uma atitude positiva da criança frente à enfermidade e à hospitalização e apoiar as famílias no processo educativo de seus filhos. Nesse sentido, a experiência apresentada poderá contribuir para ampliar as reflexões sobre as possibilidades e os desafios da educação da criança em contexto hospitalar. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Criança hospitalizada | por |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | por |
dc.title | Escolarização da Criança Hospitalizada: Práticas pedagógicas de Ensino, Pesquisa e Extensão em um hospital referência em saúde infantil no Brasil | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://eventos.ciec-uminho.org/early-childhood/assets/docs/BABSTRACT.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 9 | por |
oaire.citationEndPage | 10 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | 2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstracts | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDULOG-CriancaHospital_9-10.pdf | 164,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons