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dc.contributor.authorNeves, Robertapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorNunes, Cristiane Limapor
dc.contributor.authorCapellini, Simonepor
dc.date.accessioned2019-08-26T10:37:15Z-
dc.date.available2019-08-26T10:37:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNeves, R., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2018) Elaboração de um rastreio de competências do processamento fonológico para pré-escolares. In: Carvalho, G.S., Parente, M.C., Vilaça, T., Vieira, M. de F., Sarmento, T. & Ferreira, F.I. (Eds.). 2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstracts. Braga: CIEC. p.9.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-55-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61192-
dc.description.abstractO processamento fonológico inclui a consciência fonológica, a nomeação automática rápida e a memória operacional fonológica. Importa dizer que o bom funcionamento do processamento fonológico é fulcral para a aquisição das competências de alfabetização e alterações em seu desenvolvimento podem indicar risco para perturbações de leitura e escrita. Devido a importância dessas competências para o desenvolvimento de linguagem oral e escrita, medidas que podem identificar riscos são importantes para que sejam definidas medidas de acompanhamento e orientações. Rastreios são definidos como avaliações breves de competências específicas que são altamente preditivas de resultados ulteriores. O desenvolvimento do rastreio do processamento fonológico é parte do estudo intitulado “Criação e Análise da Eficácia de um Programa de Estimulação de Competências Auditivas e Fonológicas (PECAFON) em Crianças Pré-Escolares com e sem Risco para Perturbações do Processamento Auditivo e sua aplicação acontece antes e após o PECAFON. Como parte de um estudo piloto, o referido rastreio, foi utilizado como medida pré e pós intervenção, juntamente com outras medidas de avaliação. Os resultados da utilização do rastreio do processamento fonológico, obtidos no estudo piloto, serão analisados através do ANOVA para técnicas estatísticas.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectProcessamento fonológicopor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleElaboração de um rastreio de competências do processamento fonológico para pré-escolarespor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://eventos.ciec-uminho.org/early-childhood/assets/docs/BABSTRACT.pdfpor
oaire.citationStartPage9por
oaire.citationEndPage9por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstractspor
oaire.versionVoRpor
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

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