Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61129

TítuloPlano de marketing digital para um novo website: o caso Cunha Ribeiro
Autor(es)Ferreira, Cristiana Ribeiro
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveOtimização
Marketing digital
Redes sociais
Responsividade
Conteúdo
Criação de valor
Optimized
Digital marketing
Sociais networks
Responsitivy
Contents
Creation of value
Data2019
Resumo(s)O presente estudo de caso tem como finalidade cruzar dois mundos: o académico e o mundo mais prático. O objetivo que norteou este trabalho, tem por base um problema de pesquisa que surgiu de um problema real e específico. Consiste na falta de inovação digital dos setores mais industrializados e mecanizados, como é o caso do setor têxtil em Portugal. Atualmente, com a inovação digital, as grandes empresas apostaram na notoriedade das suas marcas junto do consumidor final, através de uma aposta clara no mundo digital, ora na criação de um website dinâmico, atrativo, conectado e otimizado ora na comunicação eficaz através das redes sociais. O mesmo fenómeno está a acontecer nas pequenas e médias empresas, como é exemplo deste estudo. Assim como no contexto B2C a estratégia de marketing digital é crucial no reforço das relações empresariais, visto que permite uma estratégia digital segmentada. A empresa alvo deste estudo, procura afirmar uma imagem digital inovadora, profissional e responsável no contexto B2B, ainda que para isso a aposta passe sobretudo por convencer os empresários internacionais de que os empresários portugueses se preocupam com a qualidade produtiva associada ao setor têxtil. Para a resolução do problema de pesquisa: “o que é que a empresa Cunha & Ribeiro deve fazer para reforçar e melhorar a sua presença no ambiente digital?”. Para o efeito, formularam-se 17 proposições, que foram devidamente respondidas e fundamentadas. Posto isto, foram enumeradas vantagens para as empresas do investimento no planeamento estratégico digital independentemente do setor. Este deve começar sempre pela criação otimizada de um website, pela presença segmentada e orientada nas diferentes redes sociais que melhor se adaptem ao negócio da empresa. Por conseguinte, a criação de um website otimizado revela-se assim num ativo muito importante para o objetivo primordial que a empresa ambiciona atingir a médio prazo. Assim sendo, concluiu-se com o presente estudo, que uma presença otimizada através de um website traduz a exploração das potencialidades do marketing digital para a obtenção de reconhecimento do algoritmo da Google. Neste estudo são descritas as práticas amigáveis dos algoritmos dos motores de pesquisa (ex. técnica on-the-page, off-the-page, grau de responsividade do website, utilização de certificação de segurança, velocidade do carregamento do website, criação de conteúdo atrativo de interesse para o público alvo, que contribua para a promoção de uma marca não só à escala nacional, mas também global). Deste modo, um planeamento eficaz ao nível do marketing digital contribui de forma determinante para criar valor para a empresa e simultaneamente para o consumidor final.
This case study aims to cross two world: the academic world and the world more practical. The objective that has guided this work is based on a research problem that stems from a real problem is the lack of specific digital innovation in industrialized and mechanized sectors such as the textile sector. Actually, with digital innovation, the big brands have staked on the notoriety of the brand with the final consumer, by bet on digital, the creation of a dynamic, attractive website, connected and optimized in influential media created and given the meet via social networks. As in the B2C context digital marketing strategy is crucial, why not bet on strengthening business relations through a digital targeted marketing strategy. The company target of study seeks as well to claim a digital picture, professional and responsible in the B2B context, but for that the bet will pass mainly by convincing the international entrepreneurs than the Portuguese businessmen already know about productive quality associated with the textile industry. To solve the problem of research: the company Cunha & Ribeiro should do to reinforce and improve its presence in the digital environment, 17 proposals were formulated that were duly answered and substantiated. However, were listed several advantages for any company, in any business for to invest in a digital strategic planning, starting from the creation of a website optimized, targeted and focused presence in different social networks reveal more convenient for the business of the company. In other words, the creation of an optimized website proves to be a very important asset to the primary objective the company aspires to achieve in the medium term. In this way, the study concludes that an optimized presence through a website translates the exploitation potential of digital marketing for the recognition of the Google algorithm. Very short, in this study is described friendly practices of the algorithms of the search engines (on-the-page, off-the-page), the degree of responsiveness of a website, use of safety certification, the loading speed website, and most importantly, the creation of attractive and content of interest to the target audience that will contribute to the promotion of a brand not only nationally but also global. Thus, an effective planning at the level of the digital marketing contributes so crucial to create value for the company and simultaneously to the final consumer.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61129
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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