Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61013

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrás, Maria Filomena Pregueiro Antunespor
dc.contributor.authorRodrigues, Débora Liliana Alves da Silvapor
dc.date.accessioned2019-07-25T11:01:00Z-
dc.date.available2019-07-25T11:01:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61013-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Contabilidadepor
dc.description.abstractEste relatório de estágio tem dois objetivos gerais. Por um lado, o cumprimento das tarefas previstas no artigo 9º do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais da Ordem dos Contabilistas Certificados. Por outro lado, o estudo da aplicação prática do Target Costing na COINDU, uma empresa industrial do ramo automóvel, entidade acolhedora deste estágio. O estudo da aplicação prática do Target Costing passa por apresentar o conceito subjacente a esta ferramenta de gestão de custos, a motivação para a sua adoção e implicações quanto à sua aplicação prática. Neste sentido, neste estudo uma metodologia qualitativa foi adotada, assente numa pesquisa exploratória, recorrendo a entrevistas aos vários intervenientes da implementação da ferramenta na organização, bem como análise de documentação e observação direta. Face à revisão de literatura e análise das entrevistas realizadas constatou-se que a implementação da ferramenta na organização está, em geral, de acordo com as orientações identificadas na revisão da literatura para a sua boa implementação. Constatou-se, igualmente, que as funções de cada responsável estão diretamente relacionadas com as funções desempenhadas no Target Costing, não tendo estas sofrido alteração substancial com a introdução da ferramenta. Contudo, a aplicação prática do Target Costing promoveu uma maior interligação entre os diferentes membros e as suas tarefas, em torno de um objetivo comum. Além disso, face à implementação ainda num estado inicial da ferramenta, ainda não é sentido o envolvimento de toda a organização. Os efeitos prendem-se, nomeadamente, com a introdução de novos conceitos, como o Target Margin para todos os projetos em negociação e/ou já em produção. Por isso, a entidade reconhece que ainda há oportunidades de melhoria para a bem-sucedida aplicação do Target Costing no sucesso da ferramenta.por
dc.description.abstractThis internship report has two main goals. On one hand, the fulfillment of the tasks set forth in article 9th of the Regulation of Registration, Professional Training and Examination of Regulation of the Order of Certified Accountants. On the other hand, the study of the practical application of Target Costing in COINDU, an industrial company of the automotive branch, welcoming entity of this internship. The study of the practical application of Target Costing presents the underlying concept of this cost management tool, the motivation for its adoption and implications for its practical application. In this sense, in this study a qualitative methodology was adopt, based on an exploratory research, using interviews with main actors of the implementation of the tool in the organization, as well as analysis of documentation and direct observation. Considering the literature review and analysis of the interviews conducted, I found that the implementation of the tool in the organization is generally in accordance with the guidelines identified in the literature review for its good implementation. I also verified that the functions of each person in charge were directly relate to the functions performed in Target Costing, which did not change substantially with the introduction of the tool. However, the practical application of Target Costing has promoted a greater interconnection between the different members and their tasks, around a common goal. In addition, due to the initial state of the tool implementation, the involvement of the whole organization had not felt yet. The effects were relate in particular to the introduction of new concepts such as Target Margin for all projects under negotiation and / or already in production. For this reason, the entity recognizes that there are still opportunities for improvement for the successful application of Target Costing in the success of the tool.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/por
dc.subjectAnálise de valorpor
dc.subjectEngenharia de valorpor
dc.subjectGestão de custospor
dc.subjectKaizen-costingpor
dc.subjectTarget-costingpor
dc.subjectCost managementpor
dc.subjectValue analysispor
dc.subjectValue engineeringpor
dc.titleEstudo sobre a aplicação prática do Target Costingpor
dc.title.alternativeStudy about the practical application of Target Costingpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202261417por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
De_bora_Liliana_Alves_da_Silva_Rodrigues.pdf3,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID