Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6097

TítuloA influência das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no desenvolvimento do currículo por competências
Autor(es)Castro, Catarina Sofia Cardoso e
Orientador(es)Alves, Maria Palmira
Data4-Jul-2006
Resumo(s)A influência das TIC no desenvolvimento do currículo por competências é uma investigação de natureza predominantemente qualitativa, tipo estudo de caso, que pretende compreender de que modo as TIC podem influenciar o desenvolvimento de um currículo por competências, isto é, averiguar a influência das TIC, enquanto componente do currículo de carácter transversal, como facilitadoras do processo de ensino- aprendizagem dos alunos, permitindo o desenvolvimento de competências (saber em acção), no contexto da Reorganização Curricular do Ensino Básico. Ao enquadramento teorico-conceptual, dedicamos os Capítulos 1 e 2, onde destacamos os conceitos mais relevantes para o estudo: Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento, projecto, metodologia de trabalho de projecto e explicitamos o referencial que sustenta o nosso projecto de investigação. As fundamentações teóricas que subjazem à escolha de metodologias de investigação e instrumentação, a descrição dos procedimentos de investigação e a discussão e análise dos dados recolhidos, são objecto dos capítulos III e IV. O estudo decorreu numa escola de ensino básico 2/3 e o corpus da investigação empírica é constituído por 22 professores, que leccionam os 7º e 8º anos de escolaridade e têm a seu cargo a Área de Projecto e o Estudo Acompanhado. Os métodos de recolha de dados utilizados foram a entrevista, a análise de documentos e o questionário. Os dois primeiros foram submetidos a uma análise de conteúdo e para análise do questionário recorremos ao cálculo de distribuição de frequências. Os resultados revelam que a principal finalidade da integração curricular das TIC é preparar os alunos para o ingresso na vida activa; os Projectos Curriculares de Turma são o documento onde mais se verificam preocupações com a integração das TIC; os professores consideram que esta componente deveria ser transformada numa Área Curricular Disciplinar, ou fazer parte integrante da área de projecto; as TIC favorecem o desenvolvimento de competências de pesquisa e estas promovem uma relação de interactividade; as TIC permitem diversificar estratégias, nomeadamente recorrendo a programas lúdico-didácticos, permitindo aos alunos aprender através do jogo. O elevado número de alunos por turma, juntamente com a ausência de computadores em todas as salas; a escassez do tempo devido à extensão dos programas, a falta de hábitos de trabalho colaborativo entre os professores das diferentes disciplinas são os principais entraves, para estes professores, à integração das TIC nas áreas curriculares disciplinares. Os professores, enquanto responsáveis pelo desenvolvimento do currículo, reconhecem a utilidade das TIC, pois a maioria dos alunos tem uma forte tendência para a utilização das TIC, aderindo rapidamente às tarefas propostas. No entanto, é de salientar a ausência de uma “cultura do conhecimento informacional”, face a uma cultura mais livresca, dado que uma pequena minoria de professores assume ter como preocupação a divulgação de software e sites educativos.
The influence of the Technologies of Information and Communication (TIC) on the development of the curriculum through competences is a predominantly qualitative research, a kind of a case study, which aims to understand how TIC can influence the development of the curriculum through competences, that is to say, to investigate the influence of the TIC, as a transversal component of the curriculum, as making the teaching-learning process easier for the students, allowing the development of competences ( knowledge in action), in the context of the Curricular Reorganization of Basic Education. Chapter 1 and 2 are devoted to the theoretical framework of our study and there we stand out the most relevant concepts of our study: Information society and/or Knowledge society, project, Project work methodology and we explain the referential which supports our research. Chapter 3 and 4 present the theoretical motives which led to the choice of the research methodology and instrumentation, the description of the research procedures and the discussion and analyses of the collected data. The study took place in a basic school (2nd and 3rd cycles of study: 5th to 9th grades) and the corpus of the empirical research is composed by 22 teachers, who teach Project Area and Oriented Study to the 7th and 8th grade. The data-collection methods were the interview, the document analyses and the questionnaire. The former two were submitted to a content analyses and the questionnaire was analysed through frequencies. The results show that the main purpose of curricular integration of the TIC is to prepare the students for their active life; it is in the classroom curricular projects where one can notice some concern with the integration of the TIC; teachers think that this component should become a curricular subject area or to belong to the Project Area; TIC help with the development of research competences and these promote an interactive relationship; TIC allow a wider range of strategies, namely when using amusement-didactic programmes allowing students to learn through games. The main barriers for these teachers to integrate TIC in their curricular subjects are big classes, together with the absence of computers in every classroom; the shortage of time due to long subject programmes, the lack of co-work among teachers. Teachers, as responsible for the development of the curriculum , recognize the utility of TIC, as most students have a strong trend to use TIC, promptly joining in the suggested tasks. However, the absence of a “culture of informational knowledge” opposite to a bookish culture, considering that a small minority of teachers recognizes that they are worried about spreading the educational software and sites.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6097
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_palmira_corrigida 2.pdf665,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID