Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60969
Título: | Desafios à comunicação em vídeos tutoriais: estudo de caso no DTSI-UM |
Outro(s) título(s): | Challenges to communication in video tutorials: case study in DTSI-UM |
Autor(es): | Macedo, Luís Filipe Martins |
Orientador(es): | Sá, Alberto |
Palavras-chave: | Interface Usabilidade Interatividade Experiência do utilizador Comunicação visual Interface Usability Interactivity User experience Visual communication |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente projeto de relatório de estágio pretende problematizar a ação do produtor audiovisual na relação entre a comunicação visual (no caso, os vídeos), as interfaces das diferentes plataformas (no que concerne aos aspetos técnicos e às linguagens) e aos seus utilizadores. Com isto, mostrar o processo de tomada de decisões que o produtor realiza em relação à linguagem e à produção técnica dos vídeos. Deste modo, o objeto de estudo é a produção de conteúdos digitais orientados para a componente de formação administrativa no processo de gestão documental, reuniões desmaterializadas e respetivas plataformas, que decorreu de uma experiência de estágio profissionalizante no Departamento de Tecnologias e Sistemas de Informação (DTSI) da Universidade do Minho. Além disso, realçar-se-á a elaboração de um guião também feito durante o estágio que demonstra como executar a produção de filmes educativos com o Panopto (ferramenta utilizada durante o estágio para a gravação de vídeos), este guião foi realizado em pareceria com o GAE (Gabinete de Apoio ao Estudante) da Universidade do Minho, que tinha como objetivos uma difusão de conhecimentos para que todos os docentes fossem capazes de realizar os seus próprios vídeos. Este documento visa vários pontos pertinentes para este projeto como a conceção do texto a declarar durante a gravação do vídeo. This draft internship report aims to problematize the action of the audiovisual producer in the relationship between visual communication (in this case, videos), the interfaces of the different platforms (in terms of technical aspects and languages) and their users. With this, to show the process of decision making that the producer realizes in relation to the language and the technical production of the videos. In this way, the object of study is the production of digital contents oriented to the component of administrative training in the document management process, dematerialized meetings and respective platforms, which was the result of an internship experience in the Department of Technologies and Information Systems (DTSI) of the University of Minho. In addition, it will be highlighted the elaboration of a script also made during the stage that demonstrates how to execute the production of educational films with Panopto (tool used during the internship for the recording of videos), this script was realized in partnership with the Student Support Office (GAE) of the University of Minho, which aimed to disseminate knowledge so that all teachers could make their own videos. This document aims at several points pertinent to this project as the design of the text to declare during the recording of the video. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60969 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3_Dissertacao_LuísMacedo.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |