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https://hdl.handle.net/1822/60968
Título: | A assessoria de imprensa nas instituições culturais: o caso da Fundação de Serralves |
Outro(s) título(s): | Press office in cultural institutions: the case of the Serralves Foundation |
Autor(es): | Ribeiro, Catarina Afonso da Costa |
Orientador(es): | Balonas, Sara |
Palavras-chave: | Assessoria de imprensa Instituições culturais Museus Média Comunicação cultural Press office Cultural institutions Museums Media Cultural communication |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Face à crescente oferta cultural no mercado, para se destacar da concorrência, as instituições
culturais sentem a necessidade de dinamizar e intensificar o trabalho de comunicação, de modo
a fortalecer as relações com os públicos e os média. Uma comunicação eficaz é fundamental
para o crescimento da notoriedade da instituição. Para que haja um aumento do número de
visitantes, é imprescindível que o público tenha acesso a informação acerca dos eventos que
acontecem na instituição. Essa informação é obtida, muitas vezes, através dos meios de
comunicação. No entanto, para que as notícias divulgadas nos média projetem uma imagem
favorável da organização, é necessário que esta mantenha uma relação positiva com os meios
de comunicação e isso depende, em grande parte, do trabalho realizado pela assessoria de
imprensa da instituição.
Através de pesquisas assentes em leituras exploratórias e no processo de observação direta, o
presente relatório de estágio explora a importância do trabalho da Assessoria de Imprensa na
divulgação de eventos e atividades junto do público alvo das instituições culturais, procurando
responder à questão de investigação “Qual o papel da assessoria de imprensa nas instituições
culturais?”.
Uma vez que o interesse sobre esta matéria surgiu no seguimento do estágio curricular realizado
no Gabinete de Comunicação da Fundação de Serralves, mais especificamente na área de
Assessoria de Imprensa, será realizada uma análise do processo de assessoria de imprensa na
Fundação de Serralves, procurando apresentar as técnicas utilizadas pela mesma.
No decorrer do estágio foi possível assistir e realizar tarefas na área de assessoria, o que ajudou
a compreender as estratégias utilizadas pelo gabinete em diferentes situações, nomeadamente
na construção e manutenção das relações com os jornalistas e os média. Serralves mantém
uma relação favorável com os media, o que resulta numa constante cobertura mediática e
excelente projeção da sua imagem na sociedade, revelando o trabalho árduo da assessoria de
imprensa da instituição. Faced with the growing cultural offer in the market, to stand out from the competition these organizations feel the need to boost and intensify the communication work in order to strengthen relations with the public and the media. Effective communication is fundamental to the growth of the institution's reputation. In order to increase the number of visitors, it is imperative that the public have access to information about the events taking place in the institution. This information is often obtained through the media. However, in order for the news published in the media to project a favorable image of the organization, it needs to maintain a positive relationship with the media and this depends, in large part, on the work done by the press office of the institution. Through research based on exploratory readings and the direct observation process, the present internship report explores the importance of the work of the Press Office in the dissemination of events and activities to the target public of cultural institutions, seeking to answer the research question "What the role of the press office in cultural institutions? " Since the interest in this matter arose as a follow-up to the internship held at the Serralves Foundation's Communication Office, more specifically in the area of Press Office, an analysis of the press office process at the Serralves Foundation will be carried out, seeking to present the techniques used by it. During the internship, it was possible to attend and carry out tasks in the advisory area, which helped to understand the strategies used by the office in different situations, namely in the construction and maintenance of relations with journalists and the media. Serralves maintains a favorable relation with the media, which results in a constant media coverage and excellent projection of its image in society, revealing the hard work of the institution's press office. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60968 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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3_Dissertacao_Catarina+Ribeiro.pdf Acesso restrito! | 4,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |