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TítuloA assessoria de imprensa nas instituições culturais: o caso da Fundação de Serralves
Outro(s) título(s)Press office in cultural institutions: the case of the Serralves Foundation
Autor(es)Ribeiro, Catarina Afonso da Costa
Orientador(es)Balonas, Sara
Palavras-chaveAssessoria de imprensa
Instituições culturais
Museus
Média
Comunicação cultural
Press office
Cultural institutions
Museums
Media
Cultural communication
Data2019
Resumo(s)Face à crescente oferta cultural no mercado, para se destacar da concorrência, as instituições culturais sentem a necessidade de dinamizar e intensificar o trabalho de comunicação, de modo a fortalecer as relações com os públicos e os média. Uma comunicação eficaz é fundamental para o crescimento da notoriedade da instituição. Para que haja um aumento do número de visitantes, é imprescindível que o público tenha acesso a informação acerca dos eventos que acontecem na instituição. Essa informação é obtida, muitas vezes, através dos meios de comunicação. No entanto, para que as notícias divulgadas nos média projetem uma imagem favorável da organização, é necessário que esta mantenha uma relação positiva com os meios de comunicação e isso depende, em grande parte, do trabalho realizado pela assessoria de imprensa da instituição. Através de pesquisas assentes em leituras exploratórias e no processo de observação direta, o presente relatório de estágio explora a importância do trabalho da Assessoria de Imprensa na divulgação de eventos e atividades junto do público alvo das instituições culturais, procurando responder à questão de investigação “Qual o papel da assessoria de imprensa nas instituições culturais?”. Uma vez que o interesse sobre esta matéria surgiu no seguimento do estágio curricular realizado no Gabinete de Comunicação da Fundação de Serralves, mais especificamente na área de Assessoria de Imprensa, será realizada uma análise do processo de assessoria de imprensa na Fundação de Serralves, procurando apresentar as técnicas utilizadas pela mesma. No decorrer do estágio foi possível assistir e realizar tarefas na área de assessoria, o que ajudou a compreender as estratégias utilizadas pelo gabinete em diferentes situações, nomeadamente na construção e manutenção das relações com os jornalistas e os média. Serralves mantém uma relação favorável com os media, o que resulta numa constante cobertura mediática e excelente projeção da sua imagem na sociedade, revelando o trabalho árduo da assessoria de imprensa da instituição.
Faced with the growing cultural offer in the market, to stand out from the competition these organizations feel the need to boost and intensify the communication work in order to strengthen relations with the public and the media. Effective communication is fundamental to the growth of the institution's reputation. In order to increase the number of visitors, it is imperative that the public have access to information about the events taking place in the institution. This information is often obtained through the media. However, in order for the news published in the media to project a favorable image of the organization, it needs to maintain a positive relationship with the media and this depends, in large part, on the work done by the press office of the institution. Through research based on exploratory readings and the direct observation process, the present internship report explores the importance of the work of the Press Office in the dissemination of events and activities to the target public of cultural institutions, seeking to answer the research question "What the role of the press office in cultural institutions? " Since the interest in this matter arose as a follow-up to the internship held at the Serralves Foundation's Communication Office, more specifically in the area of Press Office, an analysis of the press office process at the Serralves Foundation will be carried out, seeking to present the techniques used by it. During the internship, it was possible to attend and carry out tasks in the advisory area, which helped to understand the strategies used by the office in different situations, namely in the construction and maintenance of relations with journalists and the media. Serralves maintains a favorable relation with the media, which results in a constant media coverage and excellent projection of its image in society, revealing the hard work of the institution's press office.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60968
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3_Dissertacao_Catarina+Ribeiro.pdf
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