Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/60727

TitleA natureza do fenómeno da reputação científica: o caso dos consórcios universidade-indústria
Other titlesThe nature of the scientific reputation phenomenon: the case of an university-industry consortia
La naturaleza del fenómeno de la reputación científica: el caso de los consorcios universidad-industria
Author(s)Ruão, Teresa
Pessôa, Clarisse Alves Monteiro
KeywordsReputação científica
Comunicação da ciência
Comunicação estratégica
Empreendedorismo científico
Scientific reputation
Science communication
Strategic communication
Scientific entrepreneurship
Reputación científica
Comunicación de la ciencia
Comunicación estratégica
Emprendimiento científico
Issue date2019
PublisherImprensa da Universidade de Coimbra
JournalMedia & Jornalismo
CitationRuão, T. & Pessôa, C. (2019). A natureza do fenómeno da reputação científica: o caso dos consórcios universidade-indústria. Media & Jornalismo, 18(34), 233-247. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_17
Abstract(s)A reputação é um fator muito influente no trabalho de um cientista pelos seus efeitos na carreira, captação de fundos ou aprovação dos pares. Do mesmo modo que se revela importante para as unidades de I&D na construção de redes de trabalho e na angariação de financiamento, público ou privado. Contudo, o fenómeno da reputação é difícil de avaliar, pois inclui fatores subjetivos, não detetados nas habituais técnicas bibliométricas, e porque tem evoluído face às exigências da nova ciência-empreendedora. Neste contexto, desenvolvemos um estudo com o propósito de entender a natureza do fenómeno da reputação aplicado ao domínio da ciência, no ambiente de um consórcio de investigação universidade-indústria em Portugal. Trata-se de uma investigação-piloto que partiu das necessidades sentidas pela equipa de comunicação do consórcio e que tem em mãos a tarefa de gerir a reputação da parceria e dos seus investigadores. Esse artigo deixa algumas pistas para um trabalho de Comunicação Estratégica continuado.
Reputation is a very influential factor in the work of scientists because of its effects on career, fundraising, or peer approval. In the same way that it is important for R&D units in building networks or raising funds, public or private. However, the reputation phenomenon is difficult to assess because it includes subjective factors not detected in the usual bibliometric techniques and because it has evolved, as a consequence of the demands of the new entrepreneurial-science. In this context, we have developed a study with the purpose of understanding the nature of the reputation phenomenon applied to the field of science in the context of a university-industry research consortium in Portugal. This is a pilot project that emerged from the needs felt by the consortium’s communication team with the task of managing the reputation of the partnership and its researchers. This paper leaves some clues for continued Strategic Communication work.
La reputación es un factor muy influyente en el trabajo de un científico por sus efectos en la carrera, la captación de fondos o la aprobación de los pares. De la misma manera que resulta importante para las unidades de I&D en la construcción de redes de trabajo y en la recaudación de financiamiento, público o privado. Sin embargo, el fenómeno de la reputación es difícil de evaluar, pues incluye factores subjetivos no detectados en las habituales técnicas bibliométricas, y porque ha evolucionado frente a las exigencias de la nueva ciencia-emprendedora En este contexto, se desarrolló un estudio con el fin de comprender la naturaleza del fenómeno de la reputación aplicada al campo de la ciencia, en el ambiente de un consorcio de investigación universidad-industria en Portugal. Se trata de una investigación piloto que partió de las necesidades sentidas por el equipo de comunicación del consorcio y que tiene en manos la tarea de gestionar la reputación de la asociación y de sus investigadores. Este artículo deja algunas pistas para un trabajo de Comunicación Estratégica continuado.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/60727
DOI10.14195/2183-5462_34_17
ISSN1645‑5681
e-ISSN2183-5462
Publisher versionhttps://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6716
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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