Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60673
Título: | De Foucault a Butler: identidade(s), performatividade e normatividade de género |
Autor(es): | Maia, Sara Vidal |
Palavras-chave: | Estudos Culturais Identidade(s) de género Normatividade de género Performatividade |
Data: | 2019 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Citação: | Maia, S. V. (2019). De Foucault a Butler: identidade(s), performatividade e normatividade de género. In M. L. Martins & I. Macedo (Eds.), Livro de atas do III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da Lusofonia (pp. 417-428). Braga: CECS. |
Resumo(s): | Michel Foucault abre o caminho para a teorização pós-moderna e pós- -feminista dos estudos da(s) identidade(s) de género ao analisar o sujeito, envolvido na teoria da sexualidade, como algo construído pelo discurso e que envolve relações de poder. Esta perceção é útil para auxiliar na conceção de estratégias determinadas a modificar o estado da relação material e simbólica entre o masculino e o feminino, e que foram teorizadas por vários pensadores (de Beauvoir a Braidotti) a partir da segunda metade do século XX. Uma destas estratégias assenta na ideia de que o género deve ser visto como uma variável fluida, deixando de ser um atributo e passando a ser performativo. Para Judith Butler há necessidade de “desfazer” a norma para “desfazer” o género, utilizando para isso uma formação de pensamento complexa que tem início no conceito “tornar-se”. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60673 |
ISBN: | 978-989-8600-83-7 |
Versão da editora: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/251 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_Maia_Foucault-Butler.pdf | 102,43 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |