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dc.contributor.advisorOliveira, Lídiapor
dc.contributor.advisorGomes, Delfinapor
dc.contributor.authorHyasat, Eyad Abdel-Halym Mahmoudpor
dc.date.accessioned2019-06-25T13:04:48Z-
dc.date.available2021-02-13T07:00:17Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.date.submitted2018-07-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/60658-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Contabilidadepor
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar a divulgação voluntária na Jordânia, tendo por base as perceções dos stakeholders. Especificamente, este estudo pretende: analisar a evolução do contexto de divulgação voluntária na Jordânia; avaliar o tipo de informação voluntária divulgada pelas empresas cotadas na Bolsa de Valores de Aman (ASE) e como a mesma é divulgada; analisar as motivações dos gestores para divulgar voluntariamente informação relativa às empresas cotadas; e, finalmente, analisar a qualidade percebida da informação voluntária divulgada na Jordânia. O estudo adota uma abordagem qualitativa, a qual se insere no paradigma interpretativo. A "Aplicação Zoom" disponível na internet facilitou a recolha de dados primários em duas fases, por um lado com grupos de focos e, por outro, entrevistas individuais. Foram selecionadas pessoas especializadas, com interesse e conhecimento na divulgação de informação por parte das empresas, através de uma abordagem direta e por amostragem. O total dos entrevistados de ambas as fases é de vinte e cinco indivíduos. Desenvolveu-se um guião para o grupo de foco e entrevistas em consonância com o método de Gioia e também foi utilizado o software NVivo para analisar os dados. Os resultados indicam que o relato voluntário efetuado pelas empresas jordanas, em termos de tipo de informação, é desenvolvido em consonância com o relato dos países desenvolvidos neste domínio. No entanto, e em geral, as empresas jordanas não elaboram relatórios de sustentabilidade. Por outro lado, quanto ao conteúdo, e de acordo com a perceção dos participantes neste estudo, a qualidade da informação é ainda pobre. Além disso, as empresas jordanas procuram atingir os seus interesses, e também os interesses dos grandes grupos de stakeholders (investidores e legisladores), não atribuindo relevância aos interesses dos outros grupos. Tendo por base a perceção dos participantes, o estudo efetua também algumas recomendações para melhorar a qualidade do relato voluntário, beneficiando stakeholders, empresas e reguladores.por
dc.description.abstractBased on stakeholders’ perceptions, this study aims to analyse voluntary disclosure in Jordan. Specifically, it seeks to: Analyse the evolution of the voluntary disclosure context in Jordan; Evaluate the type of voluntary information disclosed by Jordanian listed companies in the Amman Stock Exchange (ASE) and how it is disclosed; Analyse the managers’ motivations for voluntary information of Jordanian listed companies; And finally, analyse the perceived quality of voluntary disclosure in Jordan. We resorted to the use of the qualitative approach based on the interpretive paradigm. Using the internet "Zoom application" the data was collected in two stages, focus group and individual interviews, both stages were considered as a primary source for collecting data. We selected specialised persons who have interest and knowledge in corporate reporting through judgment and direct targeting or purposive and criterion sampling, the total of respondents of both stages is twenty-five individuals. We developed a focus group guide in line with Gioia method, also we used NVivo software as a computer-assisted to analyse the data. Our results indicate that voluntary reporting of Jordanian companies in terms of information types is aligned with the reporting of developed countries in this field. However, in general, Jordanian companies do not apply sustainability reporting. In contrast, as far as content is concerned, according to stakeholders’ perception, the quality of the information is still poor. In addition, the Jordanian companies seek to achieve their interests, as well as the interests of the major groups of stakeholders (investors and legislators) and are not concerned with the interests of other groups. Based on stakeholders’ perception, the study also materialise some recommendations to improve the quality of voluntary reporting, which benefits stakeholders, companies and regulators.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDivulgação empresarialpor
dc.subjectInformação financeira e não financeirapor
dc.subjectDivulgação voluntáriapor
dc.subjectJordâniapor
dc.subjectCorporate Reportingpor
dc.subjectFinancial and Non-financial Informationpor
dc.subjectVoluntary Disclosurepor
dc.subjectJordanpor
dc.titleVoluntary disclosure and stakeholders' perception in Jordanpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101501854por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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