Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60631
Título: | Engenharia didática: análises prévias e a priori para a concepção de um objeto de aprendizagem |
Autor(es): | Oliveira, Rannyelly Rodrigues de Andrade, Maria Helena de Alves, Francisco Regis Vieira Sales, Gilvandenys Leite Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | Engenharia didática Objeto de aprendizagem Ensino de matemática Ingeniería didáctica Objeto de aprendizaje Enseñanza de matemáticas Didactic engineering Learning object Mathematics teaching |
Data: | Nov-2018 |
Editora: | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) |
Citação: | Oliveira, R. R., Andrade, M. H., Alves, F. R. V., Sales, G. L., & Lencastre, J. A. (2018). Engenharia didática: análises prévias e a priori para a concepção de um objeto de aprendizagem. In J. Bernardino Lopes, José Paulo Cravino & Cecília Costa, Atas do Encontro Internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018) (pp.371-382). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). |
Resumo(s): | Este artigo apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA)
fundamentada nas etapas iniciais da Engenharia Didática: análises preliminares, concepção e
análise a priori. Nesse sentido, foi selecionado o conjunto dos números inteiros, com ênfase na
operação de adição e subtração, para realizar situações de ensino. Nesse contexto, é possível
identificar obstáculos epistemológicos, didáticos e cognitivos. Assim, a fim de superar esses
entraves, foi projetado um OA na forma de jogo composto por situações-problema. Finalmente,
compreende-se que esse aparato tecnológico pode oportunizar e facilitar a aprendizagem e o
ensino desse conteúdo matemático. Este artículo presenta la concepción de un Objeto de Aprendizaje (OA) fundamentada en las etapas iniciales de la Ingeniería Didáctica: análisis preliminares, concepción y análisis a priori. En ese sentido, fue seleccionado el conjunto de los números enteros, con énfasis en la operación de adición y sustracción, para realizar situaciones de enseñanza. En este contexto, es posible identificar obstáculos epistemológicos, didácticos y cognitivos. Así, a fin de superar estos obstáculos, se proyectó un OA en forma de juego compuesto por situaciones-problema. Finalmente, se comprende que ese aparato tecnológico puede oportunizar y facilitar el aprendizaje y la enseñanza de ese contenido matemático. This article presents the conception of a Learning Object (OA) based on the initial stages of Didactic Engineering: preliminary analysis, conception and a priori analysis. In this sense, we selected the set of integers, with emphasis on the operation of addition and subtraction, to perform teaching situations. In this context, it is possible to identify epistemological, didactic and cognitive obstacles. Thus, in order to overcome these obstacles, an OA was designed in the form of game composed of problem situations. Finally, it is understood that this technological apparatus can facilitate and facilitate the learning and teaching of this mathematical content. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60631 |
e-ISBN: | 978-989-704-345-1 |
Versão da editora: | The original publication is available at http://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2019/01/VPCT2018-Atas-ISBN_FINAL.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_VPCT2018_Rannyelly_Oliveira_et_al.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |