Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/60369

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dc.contributor.advisorTereso, Anabela Pereirapor
dc.contributor.advisorAmaral, António Manuel Pereira da Silvapor
dc.contributor.authorSilva, Brenda Faria Monteiropor
dc.date.accessioned2019-05-22T08:35:24Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/60369-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)por
dc.description.abstractOs desafios com que as empresas/indústrias se deparam mais frequentemente estão relacionadas com prazos, orçamento, âmbito e qualidade. A gestão de projetos propõe uma abordagem sistemática para debelar essas dificuldades, com a aquisição de novo conhecimento e competências, bem como a implementação de metodologias, processos e técnicas. Estes devem estar alinhados com as estratégias organizacionais, para atingir os objetivos estabelecidos e, consequentemente atingir sucesso. A indústria têxtil e de vestuário, ou indústria da moda, enfrenta os mesmos desafios. O produto da cadeia produtiva da moda são as coleções, que são desenvolvidas de acordo com especificações, tendências e perfis do mercado, especificações estas que evoluem muito rapidamente e, por isso, têm o seu objetivo principal no desenvolvimento de novos produtos e/ou produtos inovadores. Esta indústria tem uma necessidade de inovação permanente, incorporando novos estilos e formas de atrair novos clientes. Para se chegar a uma coleção nova, todo o processo de elaboração desses produtos é executado, tendo como princípio uma abordagem por projeto. Cada coleção é única, tendo um início e um fim bem definidos. O desenvolvimento de uma coleção de moda deve levar em consideração os processos que, a nível industrial, vão originar o produto final, sendo assim necessário uma metodologia que faça integração entre o desenvolvimento do projeto, desde a sua fase inicial – conceção da ideia do produto - até à fase final – início da produção / lançamento no mercado. É neste sentido que se pretendeu estudar as diferentes abordagens de gestão de projetos disponíveis, e constatar se há evidências de sua aplicabilidade na indústria têxtil e de vestuário. Este estudo permitiu concluir que, apesar das organizações abordadas afirmarem desenvolver ou estar envolvidos em projetos, não há uma aplicação formal, estruturada e sistemática, e feita de forma integral a nenhuma das abordagens conhecidas de gestão de projetos.por
dc.description.abstractThe challenges companies/industries face most often relate to deadlines, budget, scope and quality. Project management proposes a systematic approach to overcome these difficulties, with the acquisition of new knowledge and skills, as well as the implementation of methodologies, processes and techniques. These should be aligned with organizational strategies, to achieve the stated goals and, consequently, to achieve success. The textile and clothing industry, or fashion industry, faces the same challenges. The product of the fashion chain are the collections, which are developed according to market specifications, trends and market profiles. These specifications evolve very rapidly and, therefore, have their main objective in the development of new and/or innovative products. This industry needs a permanent innovation, incorporating new styles and ways to attract new customers. To deliver a new collection, the whole process of elaborating these products is executed based on a per project approach. Each collection is unique, having a well-defined beginning and end. The development of a fashion collection should consider the processes that, at the industrial level, will originate the final product, thus requiring a methodology that integrates the development of the project from the initial phase – conception of the product idea – until the final stage – start of production / launch on the market. From this perspective what was intended was to study the different available approaches for project management, and to verify if there is any evidence of its applicability in the textile and clothing industry. This study allowed to conclude that, although the organizations considered to be developing or involved in projects, there is no formal, structured and systematic application, and there is no full application of any of the known approaches to project management.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectGestão de projetospor
dc.subjectFerramentas e técnicaspor
dc.subjectIndústria têxtil e de vestuáriopor
dc.subjectModapor
dc.subjectProject managementpor
dc.subjectTools and techniquespor
dc.subjectTextile and clothing industrypor
dc.subjectFashionpor
dc.titleAnálise de abordagens de gestão de projetos aplicáveis à indústria têxtil e de vestuáriopor
dc.typemasterThesiseng
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.identifier.tid202214842por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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