Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/60327

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoura, José Augusto Neves depor
dc.contributor.authorPacheco, Antóniopor
dc.date.accessioned2019-05-16T12:58:23Z-
dc.date.available2019-05-16T12:58:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMoura, J., e Pacheco, A. (2019). Educar com Criatividade: ser Pássaro ou Carneirinho na Aprendizagem da Composição Musical. IV Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: O Ensino da Música no Século XXI: Desafios e Compromissos. Programa e Resumos. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa.por
dc.identifier.isbn978-989-98993-6-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/60327-
dc.description.abstractEsta comunicação tem como objetivo principal compreender a questão da música que se faz dentro e fora do âmbito escolar. Pretende-se explorar este aspeto considerando que a existência de outras tipologias de ensino de composição musical nos conservatórios públicos de música em Portugal, a inclusão de outras tipologias musicais e das novas tecnologias possam potenciar o prosseguimento de estudos na área da composição. A procura de conhecimentos ligados a outras linguagens musicais, por parte dos jovens nas escolas especializadas de música, é uma realidade nos dias de hoje, se bem que essas mesmas escolas tardam em encontrar soluções para responder às exigências. A metodologia pedagógica tradicional, centrada na dita música erudita ocidental, a consequente relação dos jovens com outras músicas do mundo (a música que se ouve em casa), e a total ausência de outras tipologias musicais na escola de música especializada, podem estar na origem da desmotivação, por parte dos jovens, por uma carreira no âmbito da composição musical. Esta dicotomia, entre a música que se faz na escola e a música que se ouve em casa, abrange diferentes tipos de saberes e pode condicionar as aspirações de jovens compositores.por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEnsino Artístico Especializado de Músicapor
dc.subjectTipologias Musicaispor
dc.subjectMúsica Dentro e Fora da Sala de Aulapor
dc.titleEducar com criatividade: ser pássaro ou carneirinho na aprendizagem da composição musicalpor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbmNvbnRyb211c2ljYXZhbGVkb3NvdXNhfGd4OjgyNzIzNzZkYTgxYTQzZApor
oaire.citationStartPage6por
oaire.citationEndPage6por
oaire.citationConferencePlaceLousadapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationIV Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: O Ensino da Música no Século XXI: Desafios e Compromissospor
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educar com criatividade - resumo.pdf142,8 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID