Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/60251

TitleDesafios da comunicação na prática da literacia em saúde
Author(s)Vargas, Juliana Rodrigues
Pinto, Manuel
Marinho, Sandra
KeywordsComunicação
Interação social
Literacia em saúde
Issue date2019
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitationVargas, J. R., Pinto, M. & Marinho, S. (2019). Desafios da comunicação na prática da literacia em saúde. In Z. Pinto-Coelho, S. Marinho & T. Ruão (Eds.), Comunidades, participação e regulação. VI Jornadas Doutorais, Comunicação & Estudos Culturais (pp. 84-96). Braga: CECS.
Abstract(s)Neste artigo busca-se percorrer as bases que constroem o tema de investigação da tese de doutoramento em curso, intitulada Literacia em comunicação na saúde: uma visão da cidadania no contexto dos cuidados primários. O objetivo é apresentar, como parte da pesquisa exploratória, a construção do pensamento que estrutura a percepção e o uso da comunicação enquanto aspecto estratégico para a literacia em saúde. O trabalho está organizado de forma a expor a revisão dos estudos que colaboram para a identificação do papel da comunicação no quadro da promoção e educação em saúde. A configuração dos modos de comunicar, informar e participar neste contexto apontam para alguns desafios. Assim, considerando as complexidades do campo da saúde, apresentamos a sumarização das dimensões teóricas que configuram um novo olhar sobre a comunicação no contexto da literacia e suas práticas para a transformação social: a interação social, o diálogo e a mediação.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/60251
ISBN978-989-8600-82-0
Publisher versionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/249
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos/seminários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_Vargas_Pinto_Marinho_Desafios-comunicacao-saude.pdf93,79 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID