Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/60091

TitleCompreender a Biologia através do Design de Jogos Digitais: Programando nova estratégia na formação de professores
Author(s)Oliveira, Alline Bettin de
Osório, António José
Dourado, Luís Gonzaga Pereira
KeywordsAprendizagem de Biologia
Formação de Professores
Formação de Professores
Ensino de Biologia
Scratch
Issue dateDec-2018
PublisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
CitationOliveira, A. B., Osório, A., & Dourado, L. (2018). Compreender a Biologia através do Design de Jogos Digitais: Programando nova estratégia na formação de professores. In B. J. Lopes, J. P. Cravino, & C. Costa (Orgs.), Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018) (p. 681–687). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Abstract(s)Este trabalho visa problematizar a adoção do Design de Jogos Digitais como estratégia de aprendizagem no currículo da formação de professores de Biologia. Esta estratégia, a partir de uma perspectiva Construcionista, surge como possível para uma utilização crítica das tecnologias no contexto escolar com o objetivo da aprendizagem de Biologia. Neste sentido, propõe espaços de formação nos cursos de formação de professores, para que o futuro docente se torne apto para superar o modelo tradicional de consumo acrítico de jogos. Assume-se uma perspectiva em que é o aluno, auxiliado pelo computador, o autor do próprio processo do aprender.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/60091
e-ISBN978-989-704-345-1
Publisher versionhttp://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2018/12/VPCT2018-Atas-ISBN_2018_12_18_final.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VPCT2018-Atas-ISBN_2018_12_18_final-pages-1-3,681-687.pdf5,32 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID