Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60091
Título: | Compreender a Biologia através do Design de Jogos Digitais: Programando nova estratégia na formação de professores |
Autor(es): | Oliveira, Alline Bettin de Osório, António José Dourado, Luís |
Palavras-chave: | Aprendizagem de Biologia Formação de Professores Formação de Professores Ensino de Biologia Scratch |
Data: | Dez-2018 |
Editora: | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) |
Citação: | Oliveira, A. B., Osório, A., & Dourado, L. (2018). Compreender a Biologia através do Design de Jogos Digitais: Programando nova estratégia na formação de professores. In B. J. Lopes, J. P. Cravino, & C. Costa (Orgs.), Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018) (p. 681–687). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
Resumo(s): | Este trabalho visa problematizar a adoção do Design de Jogos Digitais como estratégia de aprendizagem no currículo da formação de professores de Biologia. Esta estratégia, a partir de uma perspectiva Construcionista, surge como possível para uma utilização crítica das tecnologias no contexto escolar com o objetivo da aprendizagem de Biologia. Neste sentido, propõe espaços de formação nos cursos de formação de professores, para que o futuro docente se torne apto para superar o modelo tradicional de consumo acrítico de jogos. Assume-se uma perspectiva em que é o aluno, auxiliado pelo computador, o autor do próprio processo do aprender. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60091 |
e-ISBN: | 978-989-704-345-1 |
Versão da editora: | http://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2018/12/VPCT2018-Atas-ISBN_2018_12_18_final.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VPCT2018-Atas-ISBN_2018_12_18_final-pages-1-3,681-687.pdf | 5,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons