Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/60056

TitleEducar para a Morte: uma abordagem a partir de Elisabeth Kübler-Ross
Author(s)Macedo, João Carlos Gama Martins
Issue date2011
PublisherEdições Almedina, S.A.
CitationMacedo, João Carlos Gama Martins de. Educar para a Morte: uma abordagem a partir de Elisabeth Kübler-Ross, ed. 1ª, ISBN: 978-972-40-4524-5. Coimbra: Almedina, 2011.
Abstract(s)[Sinopse] A morte e o processo de morrer ainda constituem um assunto tabu na sociedade ocidental contemporânea. Assistimos à negação da própria finitude, atitude que acaba por se repercutir na diminuição da atenção e do cuidado aos que se encontram na fase final da vida. Neste âmbito, a obra mundialmente conhecida psiquiatra de origem suíça Elizabeth Kübler-Ross (1926-2004) desperta-nos de um modo veemente para a necessidade de educarmos para a morte e para uma maior sensibilização e humanização dos cuidados a prestar à pessoa no fim da vida. Este ensaio defende a necessidade de, desde muito cedo, (re)introduzirmos a temática da morte no discurso social e, mais concretamente, nas práticas educativas. Só desta forma nos tornaremos capazes de encarar a morte com mais naturalidade e serenidade, contribuindo assim para que esta etapa final da vida possa ser vivenciada de uma forma menos penosa.
TypeBook
URIhttp://hdl.handle.net/1822/60056
ISBN978-972-40-4524-5
Publisher versionhttps://www.almedina.net/product_info.php?products_id=15258
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:ESE-CIE - Livros e Capítulos de Livros / Books and Book Chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doc. 8 - Educar para a Morte - livro- pp.1-25.pdf
  Restricted access
8,77 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID