Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60001

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Rui Limapor
dc.contributor.authorRamos, Ana Margaridapor
dc.date.accessioned2019-04-11T15:54:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRAMOS, R.; RAMOS, A. M. (2018). Desenvolvimento de competências leitoras a partir da leitura de álbuns sem texto: o caso da temática ecológica. In ASSOLINI, F.; PIMENTA, L.; DORNELAS, C. (Orgs.) (Entre)laçamentos discursivos: docência e práticas pedagógicas. Curitiba: Editora CRV, pp. 55-68por
dc.identifier.isbn978-85-444-2185-7por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/60001-
dc.descriptionVersão para revisão do autorpor
dc.description.abstractO presente capítulo defende e expõe algo que, numa primeira abordagem, pode parecer surpreendente ou estranho: promover o conhecimento da estrutura narrativa a partir de livros para crianças que não têm texto, isto é, livros que apresentam uma narrativa, mas o fazem exclusivamente recorrendo a uma sequência de imagens. Ao mesmo tempo, propõe uma leitura articulada de três obras com caraterísticas comuns destinadas preferencialmente a crianças. É certo que os livros sem texto são frequentemente dirigidos a crianças pré-leitoras (que não sabem ler) (SERAFINI, 2014). No caso presente, configura-se o trabalho com estas obras sobretudo em ambiente de mediação (na escola, na biblioteca pública ou em qualquer outra instituição com um adulto acompanhando jovens leitores) com crianças em estado inicial ou intermédio de domínio de leitura, isto é, leitores iniciais ou autónomos.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora CRVpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectÁlbumpor
dc.subjectCompetência leitorapor
dc.subjectEcoliteraciapor
dc.subjectLivro sem textopor
dc.subjectNarrativa visualpor
dc.titleDesenvolvimento de competências leitoras a partir da leitura de álbuns sem texto: o caso da temática ecológicapor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32910-detalhespor
oaire.citationStartPage55por
oaire.citationEndPage68por
oaire.citationIssue1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitle(Entre)laçamentos discursivos: docência e práticas pedagógicaspor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(Entre)laçamentos Rui Ramos e Ana Margarida Ramos.pdf
Acesso restrito!
1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID