Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60001
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Rui Lima | por |
dc.contributor.author | Ramos, Ana Margarida | por |
dc.date.accessioned | 2019-04-11T15:54:35Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, R.; RAMOS, A. M. (2018). Desenvolvimento de competências leitoras a partir da leitura de álbuns sem texto: o caso da temática ecológica. In ASSOLINI, F.; PIMENTA, L.; DORNELAS, C. (Orgs.) (Entre)laçamentos discursivos: docência e práticas pedagógicas. Curitiba: Editora CRV, pp. 55-68 | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-444-2185-7 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/60001 | - |
dc.description | Versão para revisão do autor | por |
dc.description.abstract | O presente capítulo defende e expõe algo que, numa primeira abordagem, pode parecer surpreendente ou estranho: promover o conhecimento da estrutura narrativa a partir de livros para crianças que não têm texto, isto é, livros que apresentam uma narrativa, mas o fazem exclusivamente recorrendo a uma sequência de imagens. Ao mesmo tempo, propõe uma leitura articulada de três obras com caraterísticas comuns destinadas preferencialmente a crianças. É certo que os livros sem texto são frequentemente dirigidos a crianças pré-leitoras (que não sabem ler) (SERAFINI, 2014). No caso presente, configura-se o trabalho com estas obras sobretudo em ambiente de mediação (na escola, na biblioteca pública ou em qualquer outra instituição com um adulto acompanhando jovens leitores) com crianças em estado inicial ou intermédio de domínio de leitura, isto é, leitores iniciais ou autónomos. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora CRV | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Álbum | por |
dc.subject | Competência leitora | por |
dc.subject | Ecoliteracia | por |
dc.subject | Livro sem texto | por |
dc.subject | Narrativa visual | por |
dc.title | Desenvolvimento de competências leitoras a partir da leitura de álbuns sem texto: o caso da temática ecológica | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32910-detalhes | por |
oaire.citationStartPage | 55 | por |
oaire.citationEndPage | 68 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | (Entre)laçamentos discursivos: docência e práticas pedagógicas | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
(Entre)laçamentos Rui Ramos e Ana Margarida Ramos.pdf Acesso restrito! | 1,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |