Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59812

TítuloA documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagens
Outro(s) título(s)The pedagogical documentation and the children involvement in their learning building process
Autor(es)Rocha, Sílvia Liliana Figueiras da
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveDocumentação pedagógica
Trabalho de projeto
Participação das crianças
Pedagogical documentation
Project work
Children involvement
Data2018
Resumo(s)O presente relatório descreve e analisa um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I, do plano de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção pedagógica centrou-se no desenvolvimento de um trabalho de projeto com um grupo de crianças de três anos, adotou uma metodologia baseada na investigação-ação e visou: a) criar oportunidades de participação das crianças na construção das suas aprendizagens; b) evidenciar as aprendizagens das crianças; c) compreender a relação da documentação pedagógica com o processo de aprendizagem das crianças. A estratégia de documentação pedagógica viabilizou a escuta dos interesses e capacidades do grupo e potenciou a sua participação no processo de construção de conhecimento no âmbito do trabalho de projeto. A análise de dados centrou-se nas interações entre pares e entre crianças e com adulto, procurando revelar o modo como ambos contribuem para os progressos na aprendizagem. O trabalho desenvolvido põe em evidência a importância da documentação pedagógica para o desenho de estratégias de intervenção que ampliam as aprendizagens das crianças num contexto de prática situado e contextualizado, bem como, a realização de uma prática pedagógica reflexiva e critica que potencia uma educação verdadeiramente participada pelas crianças.
This report describes and analyzes a project of pedagogical intervention developed within the Supervised Teaching Practice I, the study plan leading to the Master´s degree in Pre-School and Primary School Education. The pedagogical intervention focused on the development of a project work with a group of three-year-old children, adopted a methodology based on research- action and aimed to: a) create opportunities for children involvement in their learning building; b) highlight the learning of children; c) understand the relation between pedagogical documentation and the learning process of children. The pedagogical documentation strategy enabled to listen to the interests and capacities of the group and allowed their involvement in the knowledge building process under the project work. Data analysis focused on interactions between peers and between children and adult in order to demonstrate how knowledge building is processed, trying to reveal how both contribute to progress in learning. The developed work highlights the importance of pedagogical documentation in the development of intervention strategies that extend children learning in a situated and contextualized practice environment and the implementation of reflexive and critical teaching practice that enables a truly participatory education for children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59812
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sílvia Liliana Figueiras Rocha.pdf4,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID