Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59812
Título: | A documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagens |
Outro(s) título(s): | The pedagogical documentation and the children involvement in their learning building process |
Autor(es): | Rocha, Sílvia Liliana Figueiras da |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Documentação pedagógica Trabalho de projeto Participação das crianças Pedagogical documentation Project work Children involvement |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório descreve e analisa um projeto de intervenção pedagógica
desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I, do plano de estudos conducente
ao grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
A intervenção pedagógica centrou-se no desenvolvimento de um trabalho de projeto com
um grupo de crianças de três anos, adotou uma metodologia baseada na investigação-ação e
visou: a) criar oportunidades de participação das crianças na construção das suas aprendizagens;
b) evidenciar as aprendizagens das crianças; c) compreender a relação da documentação
pedagógica com o processo de aprendizagem das crianças.
A estratégia de documentação pedagógica viabilizou a escuta dos interesses e
capacidades do grupo e potenciou a sua participação no processo de construção de conhecimento
no âmbito do trabalho de projeto. A análise de dados centrou-se nas interações entre pares e entre
crianças e com adulto, procurando revelar o modo como ambos contribuem para os progressos
na aprendizagem.
O trabalho desenvolvido põe em evidência a importância da documentação pedagógica
para o desenho de estratégias de intervenção que ampliam as aprendizagens das crianças num
contexto de prática situado e contextualizado, bem como, a realização de uma prática pedagógica
reflexiva e critica que potencia uma educação verdadeiramente participada pelas crianças. This report describes and analyzes a project of pedagogical intervention developed within the Supervised Teaching Practice I, the study plan leading to the Master´s degree in Pre-School and Primary School Education. The pedagogical intervention focused on the development of a project work with a group of three-year-old children, adopted a methodology based on research- action and aimed to: a) create opportunities for children involvement in their learning building; b) highlight the learning of children; c) understand the relation between pedagogical documentation and the learning process of children. The pedagogical documentation strategy enabled to listen to the interests and capacities of the group and allowed their involvement in the knowledge building process under the project work. Data analysis focused on interactions between peers and between children and adult in order to demonstrate how knowledge building is processed, trying to reveal how both contribute to progress in learning. The developed work highlights the importance of pedagogical documentation in the development of intervention strategies that extend children learning in a situated and contextualized practice environment and the implementation of reflexive and critical teaching practice that enables a truly participatory education for children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59812 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sílvia Liliana Figueiras Rocha.pdf | 4,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |