Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59807

TítuloGuanyin como arquétipo feminino: seguindo a Teoria de Jung
Outro(s) título(s)Guanyin as a female archetype: following Jung’s Theory
Autor(es)Almeida, Patrícia Pilar Mouta Pinto Martins de
Orientador(es)Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva Cardoso
Martins, João Marcelo Mesquita
Palavras-chaveGuanyin
Cultura Chinesa
Mitologia
Jung
Arquétipos
Chinese Culture
Mythology
Jung
Archetypes
观音
中国文化
神话
荣格
原型
Data2018
Resumo(s)Esta dissertação, Guanyin como Arquétipo Feminino: seguindo a Teoria de Jung, tem como propósito enquadrar a deusa da Misericórdia chinesa, Guanyin, num dos arquétipos femininos ou com ligações femininas de Jung: a Mãe, a Koré, a Criança e o Trickster. Para tal, são analisadas duas histórias em que esta entra: a lenda da Princesa Miao Shan e a Viagem Para Oeste. No primeiro capítulo são apresentados o Inconsciente e as teorias de Jung, o Inconsciente Coletivo e os Arquétipos: a Sombra, a dualidade Anima/Animus, a Mãe, a Koré, a Criança, o Trickster e o Ancião. O segundo capítulo debruça-se sobre o Budismo, base que consideramos essencial para poder compreender Guanyin, a origem de Guanyin e de algumas das suas iconografias e sobre as histórias acima referidas. No terceiro capítulo são aprofundados os conceitos fundamentais do primeiro e segundo capítulos, concluindo-se com a análise arquetípica de Guanyin e abrindo-se novas linhas de investigação.
This dissertation, Guanyin as a Female Archetype: following Jung’s Theory, has the purpose of framing the chinese goddess of Mercy, Guanyin, in one of Jung’s feminine archetypes, or that possess a feminine counterpart: the Mother, the Koré, the Child and the Trickster. In order to fulfil this goal, two stories of Guanyin are analysed: the legend of Princess Miao Shan and Journey to the West. The first chapter presents the Unconscious and Jung’s theories, the Collective Unconscious and the Archetypes: the Shadow, the Anima/Animus duality, the Mother, the Koré, the Child, the Trickster and the Wise Man. The second chapter focuses on Buddhism, which forms the essential basis so that we can understand Guanyin, the origin of Guanyin and some of her iconographies, and the histories aforementioned. In the third chapter the fundamental concepts of the first and second chapters are deepened, finishing with the archetypical analysis of Guanyin and opening new lines of investigation.
本论文以观音作为一个女性原型:遵循荣格的理论,其目的是在荣格的女性原型之一 中构筑中国慈悲女神观音,或者拥有女性主义的对象:母亲,科瑞,儿童 和骗子。为 了实现这一目标,分析了两个关于观音的故事:苗山公主的传说和«西游记»。 第一章介绍了潜意识和荣格的理论,集体潜意识和原型:阴影, 阿尼玛和阿尼 玛斯, 母亲,科瑞,儿童,骗子和智者。 第二章重点介绍佛教,它构成了必不可少的基础,以便我们能够理解观音,观音 的起源及其一些她的标志,以及上述的历史。 第三章深化了第一章和第二章的基本概念,以对观音的原型进行分析作为结尾以 及开辟新的调查研究路线。
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59807
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Pilar Mouta Pinto Martins de Almeida.pdf2,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID