Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59677

TitleAvaliação de desempenho, o discurso e as práticas: estudo de caso numa Santa Casa da Misericórdia
Other titlesPerformance evaluation, discourse and practices: case study in a Santa Casa da Misericórdia
Author(s)Marques, Eulália Maria Pimentel
Advisor(s)Vilarinho, Emília
KeywordsAvaliação de desempenho
Representações
Misericórdias
Terceiro setor
Performance evaluation
Representations
Misericórdias
Third sector
Issue date2018
Abstract(s)O presente relatório de estágio apresenta um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Educação – Área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos. Este desenvolveu-se numa Santa Casa da Misericórdia do norte de Portugal, mais especificamente no Departamento de Recursos Humanos, Formação e Qualidade. O trabalho de investigação, de natureza qualitativa, focou-se na Avaliação de Desempenho, em particular no sistema de avaliação implementado naquela instituição. Assim, pretendeu-se perceber o impacto que a avaliação de desempenho tem nos trabalhadores e as representações acerca dela. A escolha desta temática centrou-se na relevância que a Avaliação de Desempenho tem vindo a assumir nas organizações, enquanto estratégia de promoção de melhorias no seu funcionamento e dos serviços que prestam, no desenvolvimento e desempenho dos trabalhadores e como ferramenta de gestão de recursos humanos. Como método de investigação adotou-se o Estudo de Caso. Assim, de forma a dar resposta à pergunta de partida, foram selecionadas como técnicas de recolha dos dados as entrevistas semiestruturadas, o focus group e a análise documental. Os dados recolhidos foram submetidos à análise de conteúdo. Os dados obtidos revelam que os colaboradores estão cientes da importância da Avaliação de Desempenho, reconhecendo-a como fundamental em diversos aspetos, nomeadamente, na promoção da qualidade do atendimento aos utentes e na melhoria do seu desempenho profissional. Os dados permitem ainda identificar problemas na implementação do Sistema, no domínio da comunicação entre avaliados e avaliadores, particularmente na definição dos objetivos e na apresentação e discussão dos resultados. Estes problemas levantam dúvidas acerca da interiorização do Sistema pelos trabalhadores e indicam fragilidades no seu impacto organizacional, parecendo ser visto mais por uma questão de imposição burocrática do que um instrumento com dimensões formativas e de desenvolvimento.
This i te ship epo t p ese ts a stud ithi the s ope of the Maste ’s deg ee in Education - Specialization in Training, Work and Human Resources area. This was developed in a Santa Casa da Misericórdia in the north of Portugal, specifically in the Human Resources, Training and Quality Department. The research work, of a qualitative nature, focused on the Performance Evaluation, in particular on the evaluation system implemented in that institution. Thus, it was intended to perceive the impact that the Performance Evaluation has on the workers and the representations about it. The election of this thematic was based on the relevance that Performance Evaluation has been assuming in organizations, as a strategy to encourage improvements in their functioning and the services that they provide, in the development and performance of workers and as a tool for human resources management. The Case Study was adopted as a research method. Thus, in order to answer the key question, the semi-structured interviews, the focus group and the documentary analysis were selected as data collection techniques. The data collected were submitted to content analysis. The data show that employees are aware of the importance of Performance Evaluation, recognizing it as fundamental in several aspects, namely in promoting the quality of customer service and in improving their professional performance. The data also allows identifying problems in the implementation of the System, in the field of communication between evaluated and evaluators, particularly in the definition of objectives and in the presentation and discussion of the results. These problems raise doubts about the internalization of the system by workers and indicate weaknesses in their organizational impact, appearing to be seen more as a matter of bureaucratic imposition than an instrument with formative and developmental dimensions.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59677
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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