Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59675
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Afonso, Ana Sofia | por |
dc.contributor.author | Moura, Paula Manuela Oliveira da Costa | por |
dc.date.accessioned | 2019-03-25T16:12:27Z | - |
dc.date.available | 2019-03-25T16:12:27Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/59675 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) | por |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio do Mestrado em Educação da área de Especialização Mediação Educacional e Supervisão na Formação da Universidade do Minho. Este projeto traduz o trabalho desenvolvido com um grupo de alunos do 7º ano de uma escola de 3º ciclo e de ensino secundário. A intervenção decorreu num período de cinco meses e procurou desenvolver no grupo de alunos competências sociais e pessoais de modo a que desenvolvessem uma identidade com a escola. Este grupo de alunos foi identificado como indisciplinado, desmotivado e alheio ao contexto educativo. A intervenção, que ocorreu num museu da escola (uma recriação de um antigo laboratório de ciências), contou com a participação de quinze alunos e utilizou na sua implementação uma metodologia coerente com o trabalho de projeto. A investigação de tipo investigação-ação, e na qual se usaram instrumentos reflexivos (como por exemplo, observação não participante, diários de bordo, inquérito por questionário, notas de campo e conversas informais), tinha como objetivos avaliar o impacto da intervenção no desenvolvimento de competências nos alunos e o modo como as reflexões das minhas práticas (autosupervisão) contribuíram para o meu desenvolvimento profissional. Os resultados obtidos indicam que a intervenção potenciou relações positivas entre pares, estimulou a sua autoestima, responsabilidade, autonomia e competências de cidadania. Contudo, os alunos ainda necessitam de desenvolver algumas competências de cooperação, partilha e respeito mútuo. O projeto também contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, a partir das reflexões críticas que fui elaborando. Contudo, constatei que ainda necessito de progredir por forma a desenvolver de modo mais autónomo os níveis mais elevados da tipologia de Smyth. | por |
dc.description.abstract | This report part of the Master's Degree in Education Specialization in Educational Mediation and Supervision in the Training of the University of Minho. This project reflects the work developed with a group of 7 grade students . The intervention took place over a period of five months and sought to develop social and personal skills in the group of pupils in order to develop an identity with the school. This group of students was identified as undisciplined, unmotivated and unrelated to the educational context. The intervention, which took place in a school museum (a re-creation of a former science laboratory), involved fifteen students and used a methodology consistent with the project work in its implementation. Action-type research using reflexive instruments (eg, non-participant observation, logbooks, questionnaire survey, field notes and informal conversations) was used to assess the impact of development intervention of competences in the students and the way in which the reflections of my practices (self-supervision) contributed to my professional development. The results indicate that the intervention fostered positive relationships between peers, stimulated their self-esteem, responsibility, autonomy and citizenship competences. However, students still need to develop some skills of cooperation and sharing. The project also contributed to my personal development, based on the critical reflections that I have been elaborating. Nevertheless, I have found that I still need to progress in order to develop more autonomously the higher levels of the Smyth typology. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Práticas reflexivas | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Museu da escola | por |
dc.subject | Competências pessoais e sociais | por |
dc.subject | Reflective practices | por |
dc.subject | Students | por |
dc.subject | School museum | por |
dc.subject | Social and personal skills | por |
dc.title | O museu de escola na promoção de competências pessoais e sociais de alunos do 7º ano: o papel de práticas reflexivas | por |
dc.title.alternative | The school museum in the promotion of personal and social competencies in 7 grade students: the role of reflective practices | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202184560 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 15 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Manuela Oliveira da Costa Moura.pdf | 4,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |