Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59641
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vilarinho, Emília | por |
dc.contributor.author | Fonseca, Verónica da Conceição Silva | por |
dc.date.accessioned | 2019-03-25T09:38:43Z | - |
dc.date.available | 2019-03-25T09:38:43Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/59641 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) | por |
dc.description.abstract | Na atualidade, a formação é considerada fundamental para a melhoria das organizações e um importante contributo para o desenvolvimento profissional e também pessoal dos trabalhadores. O objetivo principal do projeto passou por avaliar o impacto que a formação tem em assistentes operacionais de um Agrupamento de Escolas, com o intuito de contribuir para a construção de um modelo de avaliação da formação e do seu impacto na organização e no desempenho profissional dos trabalhadores. Devido ao elevado índice de acidentes de trabalho no agrupamento de escolas selecionado, optamos por incidir a abordagem em torno da formação relacionada com Higiene, Saúde e Segurança no trabalho, fazendo assim uma comparação entre o índice de sinistralidade ocorrido antes da formação com o índice de sinistralidade verificado após a formação. O estudo foi realizado a partir de técnicas, como entrevistas de grupo, entrevista semiestruturada e observação. Os resultados revelam, que apesar dos esforços desenvolvidos pelo Município, existe ainda a necessidade de investimento na formação, no sentido de a reciclar e fazer chegar a todos os assistentes operacionais. | por |
dc.description.abstract | We are at a time when the importance of training becomes evident, in the sense of contributing to a professional and personal development of the individual. In this way, the main objective of this project was to evaluate the impact that training has on the operational assistants of a School grouping, with the purpose of contributing to the construction of a model of evaluation of the training and its impact on the organization and the performance of workers. Due to the high rate of work-related accidents in the selected school group, we choose to focus on the training related to hygiene, health and safety at work, making a comparison between the accident rate that occurred before training with the verified index after training. The study was based on techniques such as group interviews, semi-structured interviews and observation. The results show that, despite the efforts made by the Municipality, there is still a need for investment in training, without a sense of recitation, and make a request to all operational assistants. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Prevenção de acidentes de trabalho | por |
dc.subject | Assistentes operacionais | por |
dc.subject | Agrupamento de escolas | por |
dc.subject | Município | por |
dc.subject | Training | por |
dc.subject | Prevention of occupational accidents | por |
dc.subject | Operational assistants | por |
dc.subject | Grouping of schools | por |
dc.subject | County | por |
dc.title | Avaliação do impacto da formação em higiene, saúde e segurança no trabalho: perceções de assistentes operacionais de um agrupamento de escolas | por |
dc.title.alternative | Evaluation of training impact: perceptions of operational assistants of a school grouping | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201949458 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 14 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Verónica Fonseca.pdf | 3,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |