Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59596
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Antunes, Fátima | por |
dc.contributor.author | Ferreira, Joana Manuela Barbosa da Mota | por |
dc.date.accessioned | 2019-03-21T11:29:01Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/59596 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) | por |
dc.description.abstract | A Garantia da Qualidade no Ensino e Formação Profissional ganhou uma especial atenção quando a Europa se preparava para responder a novos desafios como a globalização e o envelhecimento da população. O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, surge assim como forma de melhorar a Educação e Formação Profissional no espaço europeu. Foram colocados à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, que visasse a promoção de confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos, e a aprendizagem ao longo da vida. O presente trabalho apresenta o acompanhamento do processo de integração das atividades relacionadas com o Quadro Europeu de Garantia da Qualidade da Educação e Formação Profissional/EQAVET, numa escola profissional. De forma a responder aos objetivos que foram propostos, é apresentado e caracterizado um conjunto de documentos que registam um amplo leque de informação e procedimentos a ser desenvolvidos na instituição; com a finalidade de acompanhar o percurso dos formandos após a conclusão do curso e área de formação, são apresentados e analisados os dados recolhidos no âmbito do EQAVET; no entanto, outras questões são levantadas no decorrer da investigação como: será que as dimensões biográficas e sociais (as escolhas e orientações, bem como os constrangimentos dos meios de vida) dos formandos são fatores condicionantes no que diz respeito à inserção profissional? será que existe uma maior relutância por parte de certos agregados familiares em aceitar que os filhos se matriculem no ensino profissional? Também estas e mais algumas questões são abordadas nesta investigação. | por |
dc.description.abstract | The Quality Assurance in Teaching and Vocational Training gained special attention as Europe prepared to respond to new challenges such as globalization and the aging of the population. The European Quality Assurance Reference Framework for Education and Vocational Training (EQAVET Framework), established by the Recommendation of the European Parliament and the Council of 18th June 2009, thus emerges as a way to improve Education and Vocational Training in Europe. Common tools for quality management, aimed at promoting mutual trust, the mobility of workers and trainees and the lifelong learning were made available to the authorities and operators. This work presents the follow-up of the process of integration of the activities related to the European Framework of Quality Assurance of Education and Vocational Training / EQAVET in a professional school. In order to respond to the objectives that have been proposed a set of documents, that present a wide range of information and procedures to be developed in the institution, is presented and characterised. To follow the course of the trainees after completing the course and training area, the data collected in the scope of the EQAVET are presented and analysed, however, other questions are raised during the course of this research such as: are the biographical and social dimensions (the choices and orientations, as well as the constraints of the living conditions) of the trainees conditioning factors of the professional insertion ? Is there a greater reluctance on the part of certain households to accept that children enroll in vocational education? These and other issues are addressed in this investigation. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Educação e formação profissional | por |
dc.subject | Gestão da qualidade | por |
dc.subject | Formandos | por |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | por |
dc.subject | Quadro EQAVET | por |
dc.subject | Education and vocational training | por |
dc.subject | Quality management | por |
dc.subject | Trainees | por |
dc.subject | Lifelong learning | por |
dc.subject | EQAVET framework | por |
dc.title | Garantia da qualidade no ensino e formação profissional: inserção profissional dos diplomados: uma intervenção e estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Quality assurance in teaching and vocational training: professional integration of graduates: an intervention and case study | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202187055 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Manuela Barbosa da Mota Ferreira.pdf Acesso restrito! | 7,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |