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https://hdl.handle.net/1822/59593
Título: | O potencial formativo de um contexto complexo de trabalho: um estudo a partir do ponto de vista do estagiário |
Outro(s) título(s): | The training potential of a complex context of work: a study from the point of view of a trainee |
Autor(es): | Cunha, Angelina Raquel Fernandes |
Orientador(es): | Silva, Manuel António |
Palavras-chave: | Educação informal Formação experiencial Burocracia Nova gestão pública Qualidade total Informal education Training Bureaucracy New public management Total quality |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Ao falarmos de educação e de formação estamos a falar de socialização e de
processos de interação diferenciados. Sabemos que o ser humano é um ser complexo e
singular, construindo-se com base nas experiências vivenciadas em múltiplos contextos
no decurso da sua vida, estando em constante aprendizagem, seja na família ou no grupo
de pares, através de experiências informais e, muitas vezes, nem sequer se apercebe
deste tipo de experiência educacional, pois, na maioria dos casos, não é uma
aprendizagem intencional e consciente. Estas aprendizagens resultam das atividades
quotidianas e não são aprendizagens estruturadas.
De salientar que inicialmente a aprendizagem/formação experiencial não
constituía uma preocupação nem um objetivo, mas acabamos por a privilegiar, porque o
funcionamento do contexto de trabalho assim o ditou, dado que era hiperestruturado e
orientado para tarefas rotineiras e estandardizadas. Esta situação conduziu-nos à seleção
de dois quadros teóricos antagónicos: um, centrado na Teoria da Burocracia e na
Ideologia da Qualidade Total (fundamentos da Teoria da Nova Gestão Pública) e outro
centrado na Educação Informal ou Experiencial.
Face à problemática em presença, optei por uma metodologia qualitativa, tendo
administrado oito entrevistas a diferentes profissionais que exercem ou já exerceram a
sua atividade profissional no contexto em estudo e construído um diário de bordo
orientado por uma listagem das atividades realizadas no estágio. When we talk about of education and training, we are talking about socialization and differentiated processes of interaction. We know that the human being is a complex and unique being, building on the experiences lived in multiple contexts in the course of his life, being in constant learning, either in the family or in the peer group, through informal experiences and, many Sometimes you do not even realize this kind of educational experience, because in most cases it is not intentional and conscious learning. These learning results from daily activities and are not structured learning. It should be emphasized that experiential learning / training was not a concern or an objective at first, but we ended up favoring it because the work environment dictated it, since it was hyper structured and oriented towards routine and standardized tasks. This situation led to the selection of two antagonistic theoretical frameworks: one, centered on the Theory of Bureaucracy and the Total Quality Ideology (foundations of the New Public Management Theory) and another centered on Informal or Experiential Education. In view of the problem in hand, I opted for a qualitative methodology, having administered eight interviews to different professionals who have or have already exercised their professional activity in the context under study and constructed a logbook guided by a listing of the activities performed in the stage. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59593 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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