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https://hdl.handle.net/1822/59589
Título: | A avaliação da eficácia da formação em contexto empresarial: um estudo de caso exploratório |
Outro(s) título(s): | The evaluation of training business context: an exploratory case study |
Autor(es): | Silva, Sara Alexandra de Carvalho e |
Orientador(es): | Rocha, M. Custódia J. |
Palavras-chave: | Gestão Formação Avaliação Eficácia Recursos humanos Management Training Evaluation Efficacy Human resources |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Estamos numa sociedade cada vez mais inovadora e ativa em todas as áreas. As
organizações deparam-se com as exigências do mercado de trabalho e sentem-se
pressionadas para acompanhar o teor de políticas que exigem uma gestão de qualidade.
Este estudo é feito numa organização empresarial do norte de Portugal que se
estende a diferentes pontos geográficos a nível nacional e internacional. As suas áreas
de atuação são variadíssimas assim como os seus recursos humanos.
Os recursos humanos tornam-se o pilar fundamental de uma organização. Neste
estudo, questionando vários colaboradores e chefias, analisamos os processos inerentes
à gestão da formação de recursos humanos, a nível da avaliação da eficácia dessa
formação e percebemos como uma gestão de qualidade implica que um departamento
de recursos humanos se concentre na gestão da formação dos seus recursos humanos,
atendendo às qualificações e às competências imediatas mas tendo também em vista a
educação ao longo da vida. Abordamos, como se sabe, um tema bastante controverso
e atual. We are in an increasingly innovative and dynamic society. Organizations have to face labor market demands and are pressured to keep pace with policies that require quality management. This study is in a business organization in the north of Portugal that extends to different geographical points, both national and international. Its areas of activity and its human resources are multiple. Human resources become the cornerstone of an organization. In this study, through the questioning of several employees and managers, we analyze the inherent processes to the management of human resources training, in terms of evaluating its effectiveness, and in what ways quality management leads a human resources department to concentrate on employees' training management, considering immediate qualifications and competences with lifelong education perspective. As known, we address a very controversial but current issue. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59589 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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