Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59575
Título: | Dar sentido à vida: promoção da qualidade de vida de cidadãos adultos com deficiência(s) |
Outro(s) título(s): | Giving meaning to life: the promotion of quality of life in disabled adult citizens |
Autor(es): | Sá, Raquel Patrícia Gonçalves de |
Orientador(es): | Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Palavras-chave: | Educação de adultos Deficiência Qualidade de vida Inclusão social Adult education Disability Quality of life Social inclusion |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Os cidadãos com deficiência(s) fazem parte da sociedade, pelo que devem ser criadas
oportunidades para que estes cidadãos possam desenvolver, em pleno, as suas capacidades, a
fim de serem incluídos, e para que possam ter um papel ativo na comunidade, obtendo,
simultaneamente, uma melhoria efetiva da sua qualidade de vida. É neste contexto que surge este
projeto, “Dar sentido à vida: promoção da qualidade de vida de cidadãos adultos com
deficiência(s)”, desenvolvido num Centro de Atividades Ocupacionais, no norte de Portugal, com
a participação de quinze utentes, que teve como finalidade a inclusão social e promoção da
qualidade de vida destes cidadãos.
Para o esboço deste projeto entendeu-se que o paradigma de investigação/intervenção
mais adequado era o paradigma qualitativo. A investigação-ação participativa e a animação
sociocultural, enquanto métodos que privilegiam a participação dos agentes sociais, tendo como
finalidade principal a mudança ou transformação da realidade com vista à melhoria das condições
de vida, foram os métodos que mais se adequaram ao presente projeto.
Neste sentido, para alcançar o objetivo proposto, e tendo em conta os interesses e
necessidades sentidas, criaram-se sete Oficinas: a Oficina dos Jogos Educativos, Oficina das Artes
Plásticas, Oficina Saídas ao Exterior, Oficina da Jardinagem, Oficina da Informática, Oficina
Matemática para a Vida e Oficina do Conhecimento. Nessas Oficinas foram desenvolvidas diversas
atividades, através das quais se pretendia criar novos caminhos e condições para que estes
cidadãos pudessem aprender, desenvolver-se e ter um papel mais ativo na sociedade.
A leitura dos resultados, levam-nos a concluir que as aprendizagens e competências
adquiridas foram bastante significativas, promovendo a participação dos cidadãos com
deficiência(s) na sociedade, resultando, também, na melhoria da sua qualidade de vida. Disabled citizens are part of society and therefore, they should be given the opportunity to fully develop their skills, so that they can be included and have an active role within the community, resulting, simultaneously, in an effective improved quality of life. Thus emerged this project: “Giving meaning to life: the promotion of quality of life in disabled adult citizens”. It was developed in an Occupational Activity Centre in the north of Portugal with fifteen individuals and the goal was social inclusion as well as the promotion of quality of life in these citizens. It was believed that the most adequate paradigm of intervention/research for this project was the qualitative paradigm. In fact, participatory action research and sociocultural animation suited this project best, as they favoured the participation of social agents whose main goal was change or the transformation of reality aiming at an improvement of living conditions. For this reason, in order to achieve the initial goal and considering the existent interests and needs, seven workshops were created: Educational Gaming Workshop; Arts and Crafts Workshop; Walking Workshop; Gardening Workshop; Information Technology Workshop; Maths for Life Workshop and Wisdom Workshop. Several activities were carried out in these workshops, so that these citizens could take new paths, learn, develop and play a more active role within society. The results show that both, learning and acquired skills, were very significant, promoting participation of disabled citizens within society, hence improving their quality of life. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59575 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raquel Patricia Goncalves de Sa.pdf | Relatório de Estágio | 3,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |