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https://hdl.handle.net/1822/59507
Título: | Caracterização da consciência fonológica em crianças com implante coclear do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório nacional |
Autor(es): | Cunha, Ana Margarida Lopes |
Orientador(es): | Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | Avaliação Intervenção Consciência fonológica Implante coclear Estudo quantitativo exploratório Assessment Intervention Phonological awareness Cochlear implant Exploratory quantitative study |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | A perda auditiva traduz-se, muitas vezes, em atrasos do desenvolvimento de linguagem que
concomitantemente dificultam o processo de aprendizagem formal da leitura e escrita. Desta forma,
este estudo tem como finalidade caracterizar o processo avaliativo e interventivo da consciência
fonológica em crianças com implante coclear do 1º Ciclo do Ensino Básico. Participaram neste
estudo vinte e cinco inquiridos, doze docentes de educação especial e treze terapeutas da fala (TF),
que exercem funções em Portugal Continental e Regiões Autónomas. Os participantes avaliam/já
avaliaram e/ou intervêm/já realizaram intervenção em consciência fonológica com crianças com
implante coclear. Para a realização deste estudo construiu-se um questionário, com base na revisão
da literatura nacional e internacional. Este questionário foi disseminado através das redes sociais,
via correio eletrónico, via contacto telefónico e via correio. Através da análise dos resultados obtidos
neste estudo exploratório podemos verificar: a) não existem diferenças estatisticamente significativas
na utilização dos diversos testes de avaliação da linguagem pelas diferentes categorias profissionais,
porém na generalidade os testes mais utilizados encontram-se em concordância com a revisão da
literatura sendo a Avaliação da Linguagem Oral (Sim-Sim, 2001) e a Grelha de Observação de
Linguagem – Nível Escolar (Sua-Kay & Santos, 2003); b) 96% dos inquiridos considera pertinente
avaliar consciência fonológica; c) 76% dos inquiridos responderam avaliar consciência fonológica,
20% respondeu não avaliar e 4% não manifestou opinião. Estes resultados demonstram a
necessidade de fomentar o trabalho colaborativo entre membros da equipa multidisciplinar visto
que todos os TF responderam avaliar ao contrário dos docentes que manifestaram delegar as tarefas
de avaliação nos TF; d) 100% dos terapeutas responderam implementar atividades de consciência
fonológica frequentemente mas apenas 50% dos docentes de educação especial referiu implementar
tarefas com essa frequência, e e) 72% dos técnicos responderam sentir-se satisfeitos com o
programa de intervenção que utilizam mas na sua maioria revelaram utilizar programas de caráter
informal, adaptado ou não utilizar programa de intervenção. Em Portugal ainda não é consensual a
utilização de programas de intervenção em consciência fonológica aferidos e validados para crianças
com implante coclear do 1º Ciclo do Ensino Básico, tornando-se necessário continuar a realizar
investigação e formação nesta área de forma a conseguir-se implementar práticas eficazes junto
destes alunos. Hearing loss often translates into certain delays in terms of language development that concomitantly hamper the formal learning process of reading and writing. Thus, this study aims to characterize the assessment and intervention process of phonological awareness in school-age children with cochlear implants. In this study twenty-five respondents participated, twelve are special education teachers and thirteen are speech –language therapists (SLT), who work in Mainland Portugal and the Autonomous Regions. Participants assess / have already assessed and / or intervened / already performed in phonological awareness intervention with children with cochlear implants. For this study a questionnaire was developed, based on the review of the national and international literature. This questionnaire was disseminated through social networks, via electronic mail, via telephone and mail. Results obtained in this exploratory study show that: a) there are no statistically significant differences in the use of different language assessment tests by different professionals, but in general the most used tests are in agreement with the literature review being the Oral Language Assessment (Sim-Sim, 2001 ) and the Language Observation Grid - School Level (Sua-Kay & Santos, 2003); b) 96% of respondents consider it pertinent to assess phonological awareness; c) 76% of the respondents answered that they assess phonological awareness, 20% responded not to assess and 4% did not express opinion. These results demonstrate the need to foster collaborative work among members of the multidisciplinary team since all the SLTs responded to assess unlike the teachers who expressed to delegate the tasks of assessment in the SLT; d) 100% of the SLT responded to implement phonological awareness activities frequently but only 50% of special education teachers reported implementing tasks frequently, and e) 72% of the SLT responded to feel satisfied with the intervention programs they use but mostly revealed using informal programs, adapted or not using intervention programs at all. In Portugal, it is not yet consensual the use of validated phonological awareness intervention programs for school-age children with cochlear implants making it necessary to continue to carry out research and training in this area in order to implement effective practices among these students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59507 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Margarida Lopes Cunha.pdf Acesso restrito! | 3,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |