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TítuloO protocolo experimental como mediador no ensino das Ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Araújo, Ana Lúcia da Mota
Orientador(es)Guimarães, Fernando
Palavras-chaveEnsino das ciências
Atividades experimentais
Protocolo experimental
Science teaching
Experimental activities
Experimental protocol
Data2018
Resumo(s)O presente relatório de estágio procura evidenciar a importância da utilização do protocolo, em atividades de caracter experimental, com o intuito de desenvolver as aprendizagens em Ciências. A amostra desta investigação é constituída por duas turmas distintas, primeiramente com alunos do 1.º ano de escolaridade e posteriormente com alunos do 6.º ano. Os objetivos definidos para a intervenção e investigação baseiam-se na promoção de experiências de aprendizagem ativas e significativas, na estimulação de capacidades como: pensar, questionar, investigar e descrever experiências com opinião crítica, promover situações de descoberta, exploração e experimentação de fenómenos científicos, proporcionar o desenvolvimento de conceções sobre o mundo físico e natural mais reais e concisas, promover a literacia cientifica e, na avaliação do impacto do uso do protocolo como mediador das atividades experimentais. De acordo com os objetivos de investigação e formação, foi então utilizada a metodologia de abordagem de investigação – ação, os dados analisados foram recolhidos através dos questionários realizados pelos alunos, e também pelos protocolos experimentais, onde os alunos assinalavam as suas previsões e conclusões de cada atividade experimental. Neste estudo salienta-se a existência de fortes ligações entre o protocolo experimental e o ensino das Ciências, verificando a aprendizagem em Ciências mediada pelo protocolo experimental. No decorrer das atividades experimentais com a utilização do protocolo experimental, podemos verificar que é possível que os alunos cheguem à aprendizagem em Ciências, utilizando o protocolo experimental como orientador, proporcionando assim, aprendizagens ativas e significativas.
This internship report is meant to highlight the importance of using the protocol in experimental activities with the aim of developing the learning in science. The sample of this investigation is composed by two different groups: the first one with first year pupils and the second one with six years pupils. The objectives defined for intervention and research are based on the promotion of active and meaningful learning experiences and in the stimulation of abilities such as: thinking, questioning, investigating and describing experiences with critical opinion, promoting situations of discovery, exploration and experimentation of scientific phenomena , to provide the development of more realistic and concise conceptions of the physical and natural world, to promote scientific literacy, and to evaluate the impact of using protocol as a mediator of experimental activities. According to the research and training objectives, the research - action approach methodology was used, the data analyzed were collected through questionnaires carried out by the students themselves, as well as the experimental protocols, where the students pointed out their predictions and conclusions on every experimental activity. This study emphasizes the existence of strong correlations between the experimental protocol and the teaching of science, confirming the learning in science mediated by the experimental protocol. In the course of the experimental activities using the experimental protocol, we can assume that it is possible for students to learn sciences, using the experimental protocol as a guide, thus providing active and meaningful learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59499
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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