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dc.contributor.advisorRamos, Rui Limapor
dc.contributor.authorSampaio, Catarina Luísa Moutinhopor
dc.date.accessioned2019-03-14T15:48:57Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59496-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Selecionou como tópico específico de desenvolvimento a promoção da ecoliteracia em alunos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico, desenvolvendo um pensamento ecológico e refletindo, dominantemente, sobre a estrutura e o funcionamento da língua nesse processo. De modo a resolver os problemas atuais e a promover a melhoria da qualidade de vida das populações, acautelando sempre a importância de pensar no futuro, é necessária a criação de uma consciência ambiental/ecológica nas crianças e nos jovens, uma vez que serão estes os primeiros atores. Neste sentido, achámos pertinente a estruturação de algumas atividades para os alunos de uma turma do 3.º ano e de outra do 5.º ano, com vista a atingir os seguintes objetivos: promover a ecoliteracia através da estrutura e do funcionamento da língua e de textos de literatura infantil e juvenil, despertar a consciência ambiental e sensibilizar para a necessidade de uma mudança de comportamentos, mentalidades e valores, desenvolvendo a capacidade de interrogação sobre as práticas, desenvolver competências linguísticas, promover o trabalho cooperativo estimulando a participação de todas as crianças e verificar se as estratégias de intervenção implementadas promovem, de igual forma, a ecoliteracia nos diferentes níveis de escolaridade Os resultados obtidos levam-nos a concluir que existiu o desenvolvimento de conhecimentos e competências dos participantes, acerca do seu meio, do seu ambiente, através da estrutura e do funcionamento da língua.por
dc.description.abstractThe present internship report showcases the work developed during the Supervised Teaching Course that is part of the Master's in 1st and 2nd Cicle of Basic Teaching curriculum. The specific topic selected relates to the development and promotion of ecoliteracy in first and second cycle students of elementary school, developing an ecological mindset and reflecting, predominantly, over the structure and functioning of language in the process. As to solve current problems and to promote better quality of living of populations, and considering the importance of thinking about the future, it is necessary to create an environmental and ecological awareness in children and teens, since these will be the ones to act. To this point, we found pertinent to structure some of the activities of students from a class in both the 3rd and 5th grades, aiming at achieving the following goals: promoting ecoliteracy through the structure and functioning of language and juvenile literaturary texts, raising environmental awareness and making students aware of the need of change behavior, mindset and values, developing the ability to question common practices, developing linguistic skills, promoting cooperative work stimulating participation of all children and check if the intervention strategies applied promote, in equal manner, ecoliteracy across different levels of scholarship. The results obtained led to conclude that there was development of knowledge and skills of the participants, about their surroundings, through structure and function of language.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEcoliteraciapor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectLiteratura para a infânciapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectEcoliteracypor
dc.subjectEnvironmentpor
dc.subjectChildren's literaturepor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectPortuguese languagepor
dc.titleA promoção da ecoliteracia: intervenção em contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.title.alternativePromoting ecoliteracy: acting on first and second cycle of primary schoolpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202190153por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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Catarina Luísa Moutinho Sampaio.pdf
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