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https://hdl.handle.net/1822/59442
Título: | A divulgação voluntária de informação sobre responsabilidade social: o caso do Grupo Polopique |
Autor(es): | Abreu, Carla Sofia Faria |
Orientador(es): | Oliveira, Lídia |
Palavras-chave: | Responsabilidade social corporativa Divulgação voluntária Divulgação de informação de responsabilidade social Sustentabilidade Corporate social responsibility Voluntary disclosure Disclosure of social responsibility information Sustainability |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio centra-se no tema da divulgação de informação sobre
responsabilidade social por parte das empresas, apresentando como objetivos: perceber
que informação sobre responsabilidade social é divulgada, como e onde; entender quais
as motivações que levam à sua divulgação; e compreender quais os efeitos sentidos da
divulgação de informação sobre a sua responsabilidade social. O estágio desenvolvido
visa também cumprir com os requisitos previstos no artigo 9.º do RIEEP da OCC.
Atendendo aos objetivos delineados, é adotada uma metodologia qualitativa que
assenta numa perspetiva interpretativa e considera como enquadramento teórico a
legitimidade. Na sequência, opta-se por um estudo de caso único e exploratório. A
escolha deste caso justifica-se pelo facto de o estágio curricular ter sido realizado no
Grupo, para quem a responsabilidade social e a sua divulgação não é indiferente.
É desenvolvida uma análise documental descritiva aos Relatórios e Contas consolidadas
dos anos de 2016 e de 2017 e ao site do Grupo, complementada com a análise das
entrevistas semiestruturadas realizadas a quatro pessoas designadas pelo Grupo,
relacionadas ao tema em estudo.
Atendendo à análise descritiva realizada aos documentos de Prestação de Contas e ao
site da empresa, constata-se que os conteúdos são selecionados tendo em conta o canal
de comunicação. No entanto, quer nos Relatórios e Contas Consolidadas quer no site da
empresa, a informação é apresentada de forma narrativa e descrita de modo
sintetizado.
As principais motivações da divulgação de informação de responsabilidade social devemse
ao facto de a empresa não querer transmitir uma imagem unicamente preocupada
com fins lucrativos, a sensibilização dos colaboradores e o aumento da sua dimensão,
nos últimos anos. Existe a perceção de que a divulgação contribuiu com um efeito
positivo, quer ao nível dos clientes quer ao nível das empresas locais. This internship report focuses on the issue of corporate social responsibility information disclosure by companies, with the following goals: to perceive what kind of social responsibility information is disclosed, how and where; to understand the motivations that lead to its disclosure; and to understand the perceived effects of the information disclosure about social responsibility. This internship also aims to comply with the requirements of Article 9 of the OCC RIEEP. Considering the outlined goals, a qualitative methodology based on an interpretive perspective and that considers the legitimacy as a theoretical framework was adopted. Subsequently, a single exploratory case study was chosen. The choice of this case is justified by the fact that the curricular internship has been carried out in the Group, an institution that is not indifferent to social responsibility and its disclosure. A documental analysis describing the consolidated Reports and Accounts of the years 2016 and 2017 and the Group's website was developed and complemented by the analysis of the semi-structured interviews conducted in the Group, related to the study issue. Based on the descriptive analysis performed, it is shown that the contents are selected taking into account the communication channel. However, both in the Consolidated Reports and Accounts and in the company’s website, the information is presented in a narrative form and described in a synthesized way. The main motivations for the social responsibility information disclosure are the fact that the company doesn’t want to convey a purely profit-oriented image, the will to raise awareness amongst employees and the company’s growth in recent years. There is a perception that disclosure has had a positive effect both in clients and local companies. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Contabilidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59442 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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