Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59436

TítuloA economia circular e o comportamento do consumidor: o caso das embalagens de produtos alimentares
Outro(s) título(s)The circular economy and consumer behavior: the case of food packaging
Autor(es)Costa, Tatiana Filipa Teixeira da
Orientador(es)Pinto, Lígia
Palavras-chaveEmbalagem
Design da embalagem
Preferências do consumidor
Pesquisa on-line
Redução do desperdício de embalagens
Packaging
Packaging design
Consumer preferences
Online search
Zerowaste packaging
Data2018
Resumo(s)O esforço para alcançar uma sociedade sem desperdício levou a União Europeia a estabelecer metas crescentes ao nível das embalagens, nomeadamente para reduzir os resíduos causados pelas mesmas e aumentar a sua reciclagem. Neste sentido, devem ser concebidos e aplicados novos modelos de consumo que objetivem criar tendências fortes em direção a formas de venda de produtos mais sustentáveis. O presente estudo enfoca a análise da aceitabilidade pelos consumidores de sistemas de distribuição sem embalagem. Através de um inquérito online, os consumidores portugueses avaliaram projetos de embalagens, mostrados visualmente, de duas categorias de produtos (cereais e massa). Esta investigação permitiu a comparação de três formas alternativas de venda: embalagem opaca, embalagem com janela transparente e dispensador a granel (sem embalagem). A fim de evitar efeitos de familiaridade provenientes de experiências anteriores, foram utilizadas marcas inexistentes na vida real. Os resultados mostram que, apesar da embalagem não ser irrelevante para a avaliação dos atributos do produto, ela não é independente da alternativa de embalagem que se considere. A venda de produtos sem embalagem (através de dispensadores a granel) é uma alternativa que não despertou interesse nos inquiridos. Assim, pode-se concluir que as preferências/comportamentos dos consumidores têm de ser educados e orientados nesse sentido, para que, através da Economia Circular, seja possível dar resposta ao desejo de um crescimento económico sustentável, a nível da economia, do ambiente e da sociedade.
A drive to accomplish a zero-waste society has led the European Union to set increasing packaging targets, to reduce the waste generated by them and to increase their recycling. In this sense, new consumer models should be designed and applied to create strong trends towards more sustainable forms of product sales. The present study focuses on consumers’ acceptance of no-packaging dispensing systems. Through an online survey, Portuguese consumers evaluated packaging designs, visually shown, of two product categories (cereal and pasta). This investigation allowed the comparison of three alternative forms of sale: opaque package, transparent window and bulk dispenser (no package). In order to avoid familiarity effects from previous experiences, we used brands that do not exist in real life. The results show that although the packaging is not irrelevant to the evaluation of product attributes, it is not independent of the packaging alternative considered. The sale of unpackaged products (through bulk dispensers) is an alternative that did not arouse interest at respondents. Thus, it can be concluded that consumer preferences / behaviors have to be educated and oriented in this direction, so that, through the Circular Economy, it is possible to respond to the desire for sustainable economic growth, in terms of economy, environment and society.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59436
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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