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https://hdl.handle.net/1822/59353
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Sérgio | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz | por |
dc.contributor.author | Matos, Ana Paula Rodrigues | por |
dc.contributor.author | Cunha, Joaquim Octávio | por |
dc.contributor.author | Costa, Lourival | por |
dc.contributor.author | Silva, Ana | por |
dc.date.accessioned | 2019-03-06T15:47:30Z | - |
dc.date.available | 2019-03-06T15:47:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Souza, S., Pereira, B., Matos, A., Cunha, J., Costa, L., Silva, A. (2018). Modos de Deslocamento para a Escola em Crianças de Escolas do Meio Rural e Urbano, In J. Petrica, J. Serrano, A. Faustino, P. Mendes Motricidade infantil: abordagens académicas de investigação (pp.153-165), Câmara Municipal de Idanha-a-Nova: Castelo Branco. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8936-07-3 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/59353 | - |
dc.description.abstract | Já são reconhecidos os benefícios da prática de atividade física para a promoção da saúde e qualidade de vida. Contudo, estudos têm evidenciado a prevalência de um comportamento sedentário em crianças, revelando uma realidade preocupante ao nível de saúde pública mundial. O transporte ativo (pé/bicicleta) no trajeto casa-escola pode potencializar o nível diário de atividade física recomendado pela Word Health Organization (WHO) – 60 min e, promover comportamentos ativos e saudáveis na rotina de vida das crianças. Este estudo objetivou descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola em contextos rural/urbano e identificar as principais limitações ao transporte ativo. Participaram 268 alunos do 2º ciclo (EB) de duas escolas do Distrito de Braga, sendo uma urbana (148 alunos) e uma rural (120 alunos). Os resultados demonstraram que 84,3% das crianças se deslocam de forma passiva, sendo o automóvel o meio mais utilizado (48,3%) e por último o deslocamento a pé (15,7%). As crianças que estudam no meio urbano se deslocam mais de forma ativa (22,2%) em detrimento do meio rural (7,7%), evidenciando-se associação significativa. As principais limitações foram a distância, insegurança no trânsito/violência e falta de infra-estrutura adequada favorável ao deslocamento ativo (passeios, ciclovias, etc.). | por |
dc.description.abstract | The benefits of physical activity in the health and quality of life promotion are already recognized. However, studies have shown the prevalence of sedentary behavior in children, revealing a disturbing reality in terms of global public health. The active transportation (walking / cycling) on the path between home and school can enhance the daily level of physical activity recommended by the Word Health Organization (WHO) - 60 min and promote active and healthy behaviors in the children’s routines. The aims of this research was to describe children’s forms of displacement during the school commute in rural / urban contexts and identify the main limitations to active transportation. Participated in this study 268 students of the 5th / 6th grade, from two schools in Braga, one urban (148 students) and one rural (120 students). The results showed that 84.3% do not use the active transportations, being the car the most used displacement form (48.3%) and in last the walking (15.7%). Children studying in urban areas move more actively (22.2%) compared to the rural areas (7.7%), showing a significant association. The main limitations were the distance, insecurity in traffic / violence and lack of adequate infrastructure. Present a summary of the article to a maximum of 200 words. The summary should be presented in a single paragraph and should state the aims, methods, main results and conclusions. The abstract should be presented as concisely and explicitly as possible. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Câmara Municipal de Idanha-a-Nova | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Transporte Ativo | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Rural | por |
dc.subject | Atividade física | por |
dc.subject | Urbano | por |
dc.title | Modos de deslocamento para a escola em crianças de escolas do meio rural e urbano | por |
dc.title.alternative | Displacement modes to school in children from urban and rural schools | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 153 | por |
oaire.citationEndPage | 165 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Modos de deslocamento para a escolas de meio rural e urbano (1).pdf | 275,52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |