Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59351

TitleAções de prevenção e enfrentamento do bullying: investigando iniciativas escolares
Author(s)Trevisol, Maria Teresa
Zequinão, Marcela A.
Pereira, Beatriz
Mattana, Patrícia
Aguiar, Gabriel Cardoso de
KeywordsBullying
Escola
Programas de prevenção
Violência
Issue date2019
PublisherMercado das Letras
CitationTrevisol, M. T. C, Zequinão, M..A, Pereira, B., Mattana, G. & Aguiar, G.C. (2019). Ações de prevenção e enfrentamento do bullying: Investigando iniciativas escolares. In Trevisol, M. T. C., Feldkercher, N., Pensin, D. P. Diálogos sobre formação docente e práticas de ensino (pp.195-224), Campinas, São Paulo: Mercado das Letras.
Abstract(s)Pesquisas apontam que a escola vem se mostrando um local de produção e reproducação violências e indisciplinas, como depredações, roubos, agressões e ameaças entre alunos, e entre alunos e professores (Pinheiro; Stelko-Pereira e Willians 2010; Silva e Pereira 2008). Essa violência vem sendo considerada um problema global no qual participam alunos, pais, professores e funcionários, podendo envolver tanto atos criminosos quanto agressões cotidianas, que inibem o desenvolvimento e aprendizagem adequados. A violência vem sendo uma das principais causas da grande insegurança entre os alunos, destacando a importância da identificação e prevenção de muitas formas de violência, como, por exemplo, o bullying. Estima-se que entre 10 e 30% das crianças em idade escolar de todo o mundo estejam envolvidos em alguma situação de bullying. A escola é um local onde esta prática podem ser observadas, diagnosticadas e orientadas. Com intuito de combater esse tipo de violência na escola, diversos programas de intervenção vêm sendo propostos no mundo, dentre eles, o Olweus Bullying Prevention Program – OBPP (Olweus 1991); e o Kiva Antibullying Program (Salmivalli e Poskiparta 2011). Neste sentido, este capítulo se dispõe a discutir dois objetivos principais: a) realizar um levantamento ações nacionais em prol do enfrentamento ao Bullying na escola, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; b) analisar ações de prevenção e enfrentamento do bullying que são organizadas e implementadas por escolas estaduais de Joaçaba. Trata-se de um artigo com base empírica de cunho exploratório e de natureza qualitativa. O estudo aconteceu em dois momentos, através do levantamento dos dados no período entre 2007 e 2017 e na análise de ações de prevenção e enfrentamento do bullying quw acontecem nas escolas estaduais de Joaçava. Participaram deste estudo 22 profissionais que atuam nas escolas estaduais, através do preenchimento de um questionário composto por questões abertas e fechadas, tendo como foco as situações do cotiadiano escolar em que op bullying é evidenciado. Após o levantamento dos dados foi possível identificar apenas sete trabalhos com o tema de interesse, centrados na região sudeste do Brasil. Em síntese, foi observado que o bullying foi verificado como um probelema percebido em 19 dos 22 participantes.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59351
ISBN978-85-7591-531-8
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acoes de prevencao do bullying.pdf9,22 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID