Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59221

TítuloLivros e histórias como ponto de partida para múltiplas aprendizagens através do desenvolvimento de um Projeto Curricular Integrado
Outro(s) título(s)Books and stories as a starting point for multiple learning through the development of an Integrated Curriculum Project
Autor(es)Rocha, Ana Bernardete Araújo da
Orientador(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chave1º. Ciclo do Ensino Básico
Literatura infantil
Desenvolvimento curricular
Integração curricular
Projeto Curricular Integrado
1st Cycle of Basic Education
Infantile literature
Curricular development
Curricular integration
Integrated Curricular Project
Data2018
Resumo(s)O presente relatório apresenta um projeto desenvolvido com um grupo de alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal do estudo é refletir a importância da literatura infantil para a construção articulada de saberes através da elaboração de um Projeto Curricular Integrado. A intervenção pedagógica foi desenvolvida através da metodologia de Projeto Curricular Integrado, intitulado “Vamos à descoberta do Ambiente Natural através dos livros e histórias?”, que pretendia, essencialmente, desenvolver hábitos de leitura, formar leitores e promover experiências significativas e integrada que envolvessem ativamente os alunos na exploração de livros e textos. A grande finalidade dessa exploração era abordar um problema em evidência que estava presente na obra e não desenvolver atividades para uma área específica. Dessa forma, demonstraram mais interesse pela leitura de livros, expressando-se em vários momentos do dia, durante atividades ou no tempo de intervalo. Reconheceram a importância da leitura, tornando-se leitores autónomos e críticos.. Realizaram aprendizagens transversais às áreas curriculares, que, através de diferentes livros, estimularam competências de expressão e comunicação e desenvolveram a imaginação e a criatividade. O projeto de investigação apoiou-se na metodologia de investigação-ação, utilizando técnicas qualitativas para a recolha de dados que permitiram compreender os interesses e necessidades das crianças. As técnicas utilizadas durante este percurso focaram-se essencialmente na observação participante, nas notas de campo, nos registos fotográficos e nas produções dos alunos. As conclusões deste estudo revelam que a integração dos alunos e das suas experiências são fundamentais para que estes se envolvam ativamente nas atividades propostas. Para esse objetivo é fundamental responder às suas questões através de numa organização pensada na resolução de problemas, e de uma planificação em prol do desenvolvimento das competências dos alunos. Deste modo, explorando histórias através de um Projeto Curricular Integrado, foi possível desenvolver diferentes competências.
This report presents a project developed with a group of students of the 1st and 2nd year of schooling, of the 1st Cycle of Basic Education, in the course of the Supervised Teaching Practice II, of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The main goal of the study is reflecting to the of children's literature for the articulated construction of knowledge through the elaboration of an Integrated Curriculum Project. The pedagogical intervention was developed through the Integrated Curriculum Project methodology, denominate "Let's discover the Natural Environment through books?", which expected to develop reading habits, readers train and promote nice and interesting and integrated experiences that actively involve students in the books analysis and texts. The great purpose of this analysis was to address a problem in evidence that was present in the work and not to develop activities for a specific area. In this way, the students showed more interest in reading books, expressing themselves at several times of the day. Identified the reading importance, becoming independent and critical readers. Carried out transversal learning to the curricular areas, through different books stimulated skills of expression and communication and developed the imagination and creativity. The project was based on action-research methodology, using qualitative data collection techniques that allowed to understand the children's interests and needs. The techniques used during this course focused mainly on participant observation, field notes, photographic records and student productions. The conclusions of this study revealed that the integration of the students and their experiences are essential for them to be actively engaged in the proposed activities. For this purpose, it is fundamental to answer their questions, in an organization focused on solving problems and planning for the development of student’s competencies. In this way it was possible to development many competencies using of the books through the elaboration of an Integrated Curriculum Project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59221
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Bernardete Araújo da Rocha.pdf13,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID